News 7 meses atrás | Jucelene Oliveira

Acessórios ganham importância na vida dos fotógrafos

Marcas genuinamente brasileiras oferecem elegância e conforto

por Revista FHOX
Yes Acessórios

Mochilas, bolsas, alças, porta-lentes para câmeras, ganharam importância no dia a dia dos fotógrafos e abriram uma enorme possibilidade de mercado, afinal há fabricantes genuinamente brasileiros que, embora tenham se “inspirado” em similares estrangeiros, já se apresentam ao mercado externo.

Fundada em 2012 pelo fotógrafo Marcelo Lamar, a Black Hold é uma empresa paulistana que produz bolsas, mochilas e alças. Ele começou na fotografia em 1995 e sofria com as alças dos equipamentos, o que o incentivou a criar as suas. “No começo, produzíamos apenas a alça dupla para suprir uma necessidade minha, pois eu já havia derrubado duas câmeras no chão com as opções de mercado. Depois, percebendo os benefícios dela e após ajustes, pedimos patente para colocá-la no mercado.”

Produtos patenteados da Black Hold

Hoje a Black Hold tem milhares de seguidores no Instagram e Facebook. “Além disso, alguns nomes fortes do mercado fotográfico usam nossos produtos, como Rafael Benevides, André Mansano, Nei Bernardes, Fabio Laub, Bigarelli, Daniel Henrique, entre outros.”

Já o fotógrafo gaúcho de casamento e família, Tony Duarte, começou na profissão em 2011 e foi percebendo que os acessórios que usava não tinham resistência. Buscando conhecimento e atento às demandas dos colegas, ele desenvolveu uma alça dupla inspirada em uma marca norte-americana. Em 2016, fez sociedade com Djenifer Dorneles para fundar a Yes Acessórios, em Novo Hamburgo (RS).

Yes Acessórios: linha “vegan”

“Começamos trabalhando somente com couro legítimo e nossa aposta em 2017 foram os testes do tão falado ‘couro ecológico’. Muitos fotógrafos nos questionam se seria o couro sintético. Não é! Criamos o ‘couro ecológico’ a partir de um material altamente durável, o relax prime, que é cinco vezes mais resistente que o couro sintético e pode ser estampado como o couro legítimo”, explica.

“Os produtos Vegan surgiram da percepção dessa nova classe de pessoas ecologicamente corretas. Foram quase seis meses de desenvolvimento para chegar a um material único, durável e o melhor: que não agride o meio ambiente” – Tony Duarte, Yes Acessórios

A Yes Acessórios já vendeu para fotógrafos do Brasil, China, Portugal, Irlanda e Paraguai no período. Ele se orgulha por ter uma lista grande de fotógrafos que interagem nas campanhas da empresa. “Temos parceiros renomados como Joel Reichert, Lucas Lermen, Marcio Prestes, Flavio Iwai e outros. Além disso, criamos alças duplas para o público feminino, o que é um diferencial.”

Com o fotógrafo carioca Gabriell Fernandes também não foi diferente. Ao observar os acessórios que utilizava e, aliando seu amor por trabalhos manuais, ele criava suas primeiras alças, streps e bags, surgindo a Just Leather que recentemente passou a ser chamada de Just Live.

Linha da Just Live alia estilo a segurança no transporte de equipamentos

“A Just Live se compromete com a qualidade e o acabamento dos produtos, oferece um visual sofisticado aliado ao trabalho artesanal. Nossos produtos não são meros acessórios. Cada detalhe é pensado, desde a costura precisa até a marcação no couro. Podemos chamar de itens feitos para a vida”, ressalta.

Outra marca carioca que está há dois anos no segmento é a B.Craftsman. Segundo Nícolas Araujo, seus produtos atendem a todos os públicos com estilo e qualidade. “Temos clientes espalhados pelo Brasil e alguns do exterior. Nossas peças são desenhadas para durar a vida inteira e esse é o nosso diferencial: a qualidade e o design singular em couro, harmonizando com o campo e os grandes centros urbanos do Brasil e do mundo”, destaca.

Araujo aponta Johansson Correia, Thrall Photography, Daniel Raposo, Gustavo Franco, Arthur Damasceno, Cris Santoro e Fernando Chassot como clientes da marca que conquista outros países como Portugal, Estados Unidos, Uruguai, Chile e Paraguai.

B. Crafstman: carteira para SD e alças
>> CAMERACLUB: UMA COMUNIDADE DE BENEFÍCIOS E DESCONTOS COM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS E 3 MIL MEMBROS 
Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.