News 3 semanas atrás | Leo Saldanha

A queda no número de casamentos no Brasil

Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil) divulgou queda de 48% entre os meses de março, abril e maio

por Revista FHOX

Os dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil). De acordo com o levantamento a queda foi de 48% nos meses de março, abril e maio.  A maior queda ocorreu no mês de abril e foi de 62%. Naquele mês os cartórios realizaram 24.976 registros, ante os 65.242 do mesmo mês do ano passado. 

Já em maio, mês das noivas, foram 33.543 registros, diminuição de 58% em relação ao mesmo período de 2019 (79.685 casamentos). Vale lembrar que cartórios de registro civil são considerados serviços essenciais e com isso seguem realizando os casamentos. Mas fazem isso seguindo novos padrões de higiene e cuidado. Tudo para evitar o contágio. Em entrevista para a Folha de Vitória, Andreia Gagliardi, diretora da Arpen-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo) disse que “as cerimônias têm sido realizadas seguindo todas as normas de higiene e segurança recomendadas por organizações sanitárias. Apenas os noivos e as duas testemunhas previstas em lei podem participar”. Todos os participantes devem estar com máscaras e o álcool em gel 70% fica à disposição para que todos possam fazer a higienização das mãos na troca de alianças ou na hora de pegar a caneta ao assinar o registro.

“Nossa expectativa é que, tão logo a crise sanitária seja solucionada, possamos receber todos os casais que optaram por aguardar pela normalização e garantir que as celebrações sejam efetivadas”, disse a diretora da Arpen-SP.

Dentro dessa realidade a Fhox acompanha profissionais de casamento retomando a cobertura de casamentos nesses novos formatos. Batizados de micro Weddings e muitas vezes com transmissão ao vivo nas redes sociais.