Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


A polêmica sobre a percepção do trabalho de fotógrafos em novelas. Visão deturpada ou realidade?

A novela “A Dona do Pedaço” mostrou a cena da personagem de Juliana Paes vendo opções de produto. Ela diz que prefere álbum impresso e o fotógrafo da novela diz que isso não é mais comum.

>> Nova turma da Escola de Negócios FHOX (27 de agosto)

https://www.instagram.com/p/B0YU0SdHGkV/?igshid=g3u5a30ddnc5

Em outra cena de outra novela da Globo (Órfãos da Terra), o pai se diz indignado com a decisão do filho ser fotógrafo de casamento.

Já na novela do SBT, o fotógrafo mostra seu processo de venda.

O fato é que fotógrafos comentam essas postagens em grupos de WhatsApp e nas redes sociais. Canais de comunicação voltados para a fotografia fazem o mesmo. A reação geral não é unânime. Embora uma grande parcela dos fotógrafos acredite que são “personificações” negativas de profissionais. Outros colegas disseram se tratar de uma representação real de uma fatia do mercado. Na prática muitos disseram o seguinte sobre os vídeos:

– Que é verdade que muitos fotógrafos já não acreditam na impressão. Coisa que de fato ocorre em vários níveis e prejudica o mercado. Algo real e cada vez mais frequente.

– Que também é real que a visão de familiares é negativa quanto ao ofício. O que envolve (muitas vezes) preconceito por não ser um trabalho estável. Resumindo: o fotógrafo vai ter dificuldades financeiras.

– E por último: de que as práticas de vendas de muitos fotógrafos são muitas vezes rudimentares no sentido de apelarem ao preço, descontos. Como no vídeo da negociação. A solução mais fácil acaba baixar o preço e que assim como dar fotos digitais, isso prejudica o ramo.

Concordando ou não, essas cenas de novela geraram muita controvérsia e conversas e posts mexendo com uma parcela dos profissionais.

Leia também: FHOXCast em nova fase

>> UMA NOVA FORMA DE ACESSAR O CONTEÚDO FHOX 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.