Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


A fotografia street style está em alta e dita tendências

Crédito - iStock

Veja como se aventurar na passarela gratuita das ruas e fazer cliques que vão arrasar no feed

As ruas influenciam as passarelas ou as passarelas influenciam as ruas? As duas andam juntinhas em uma via de mão dupla, em um diálogo frenético. As passarelas ditam tendências e também se inspiram. É nas ruas que a moda ganha movimento, customização e liberdade de expressão. A fotografia street style está em alta, com capturas de imagens descontraídas e inserção da moda com naturalidade no cotidiano. A tendência ganhou tanto destaque que grandes grifes e estilistas enxergaram uma oportunidade de popularizar suas criações e ampliar o mercado.  

O conceito street style – moda de rua, em inglês – não é recente. É a moda que vem das cidades, das pessoas comuns, independentemente de cultura ou classe social. Bill Cunningham, pai da fotografia street style, dizia que na rua não há atalhos, a riqueza visual vem de todos os lugares. Quase um antropólogo da moda, com olhar aguçado, fotografava pessoas que se vestiam de forma autêntica. Hoje, com o alcance das mídias sociais, basta um smartphone na mão para reverberar essa voz. A visibilidade torna a moda mais surpreendente, plural e transgressora. Você quer se aventurar na passarela democrática das ruas? Dê uma espiada nas dicas e deixe seus cliques incríveis, com imagens que vão arrasar no feed. 

Monte o look e escolha o cenário

Como não existe necessidade de alugar um espaço, é só encontrar um lugar que goste e colocar a câmera em ação. Certo? Não é bem assim, pois a rua é uma passarela gratuita, mas fotografar exige o mínimo de planejamento. Que história você quer contar? A roupa e o cenário precisam estar em sintonia, compor uma narrativa. Antes de fotografar, procure locações interessantes, pense nos ângulos e na iluminação. Evite espaços abarrotados de pessoas, porque pode poluir o visual. Se um parque fica lotado no fim de semana, faça o ensaio em um dia mais tranquilo. Verifique também a segurança, principalmente em lugares desertos, para não ficar em uma situação vulnerável. Já que a locação será ao ar livre, confira a previsão do clima.

Metrópoles como Londres, Nova York, Tóquio e Rio de Janeiro têm cenários inspiradores, com muita riqueza de informação. Com “a dura poesia concreta de tuas esquinas”, como canta Caetano, São Paulo é um palco urbano diverso e fabuloso, com murais coloridos, avenidas amplas, fábricas com tijolinhos à mostra, paredes de casas abandonadas e museus. Andar pela cidade, rodar com seu automóvel, ou até conseguir um aluguel de carros sp, pode ser um bom exercício de deslocamento do olhar, na garimpagem do local para seu clique.

A alma da fotografia é a luz

Fotografar é registrar com luz. Na foto street style, o horário de captura da imagem interfere no resultado. O entardecer e o amanhecer são considerados momentos mágicos, preferidos pelos fotógrafos e cineastas, por terem uma tonalidade e intensidade particulares. São perfeitos para enquadrar imagens ao ar livre e cenários urbanos. A luz incide lateralmente, enaltecendo os tons e as sombras com delicadeza e beleza peculiar. A fugacidade do tempo pode ser sentida. Por serem horas mais tranquilas, o silêncio sobre a cidade contribui para uma atmosfera onírica. 

Retrato em branco e preto

Aposte na fotografia em preto e branco para criar um ar de mistério e uma atmosfera atemporal. Sem a distração das cores, os elementos que compõem a imagem ganham protagonismo. A maquiagem fica pouco visível, com ar mais natural. A valorização dos contrastes e a possibilidade de brincar com a sombra podem trazer um toque artístico e nostálgico.

Sem vergonha de experimentar

“Vai sem direção, vai ser livre”: como na letra de Marisa Monte, leve esse sentimento para o ensaio. Um dos trunfos da fotografia street style é a espontaneidade. Se movimente, tire várias fotos, dê zoom nos detalhes. Algumas roupas ficam melhor estáticas; outras, flutuando. Transmita a sensação de um flagra cotidiano, como se a captura da imagem não fosse planejada. Poses muito rígidas, engessadas, não provocam identificação. 

Encontre sua assinatura

O que destaca você na multidão de imagens das mídias sociais? Pense no seu diferencial, expresse seu estilo com criatividade e naturalidade. Sua personalidade deve estar presente, perceptível nos elementos. Muitos influencers criam uma linha editorial, com uma paleta de cores que traz identidade às suas publicações. A ideia é atrair o olhar e compor um conjunto harmônico ao trafegar pelo feed.