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A fotografia de produtos de moda e beleza de Carlos Bessa

Carlos Bessa, que atua com empresas renomadas, também já trabalhou com as principais revistas do país 

A composição é um fator de extrema importância no momento do registro em um ensaio. Essa é uma das especialidades do fotógrafo Carlos Bessa, que compõe suas fotos de maneira muito diversa. Especialista em still de produtos, ele trabalha com o mundo dos cosméticos, das jóias e dos acessórios. Na fotografia, still life é um gênero usado para a representação de assuntos inanimados, normalmente um pequeno grupo de objetos. Semelhante à pintura de natureza morta, é a aplicação da fotografia ao estilo artístico de natureza morta. Seu trabalho sempre foi bastante focado nisso, com um direcionamento comercial, porém também faz ensaios de alta costura. “Gosto muito de fotografar cosméticos, ao longo da minha carreira eu peguei essa afinidade com cosméticos e acessórios de moda. […] Sempre fui muito elogiado por composição, por fazer a composição tanto dos acessórios quanto dos produtos de cosméticos, é algo que sempre tive a manha de fazer.”

Outro grande diferencial de Carlos é a formação no exterior, graduado em fotografia pela City Of Bristol College, na Inglaterra, onde estudou entre 2000 e 2003. Durante o período que esteve fora, conquistou dois prêmios, um na faculdade e um na revista britânica Practical Photography. O prêmio na revista foi com o registro de uma flor, algo que Carlos adora fotografar. 

Fotógrafo de produtos de marcas de beleza, como Vult, ele atua na área desde 1998, quando deixou o curso de Ciências da Computação para seguir carreira como assistente de fotografia na Editora Abril. “Não estava muito feliz com a faculdade, resolvi dar uma chance para o estúdio, entrei lá e percebi que a minha vida é isso aqui,” contou o fotógrafo. Foi assistente do fotógrafo André Schiliró durante dois anos, e então abriu seu estúdio em 2008. “Quis começar uma carreira minha mesmo,” explicou. 

“Dos cem títulos que a Editora Abril tinha, eu já cheguei a fazer vinte por mês,” relatou ao contar sobre sua experiência com ensaios fotográficos para revistas nacionais. O seu pontapé no meio da moda e da beleza foi, inclusive, com um editorial de beleza do São Paulo Fashion Week, na edição de janeiro de 2006, da Revista Corpo e Corpo. A partir da divulgação do seu trabalho, logo ele começou a ser convidado para trabalhar com as principais mídias do setor do país, como Vogue, Marie Claire, Boa Forma, ELLE e Claudia. Bessa, inclusive, foi o primeiro fotógrafo de still da Harper’s Bazaar no Brasil.

Uma das campanhas para grandes marcas preferidas de Carlos foi uma realizada para a Vult, do Grupo Boticário, há dois anos. Em apenas cinco dias ele desenvolveu todas as fotos da campanha. “Isso é o portfólio da vida inteira de um fotógrafo, e eu fiz em cinco dias no total. Foi muito legal. Era muita coisa diferente, porque uma coisa é ter uma linha para seguir em um trabalho inteiro, agora quando você vai fazer várias fotos diferentes, de ângulos e luzes diferentes, o que era o caso, é um teste de sabedoria. Vi o quanto sabia de fotografia para dar conta do trabalho,” compartilhou Carlos. A parceria rendeu vários frutos, e até hoje ele continua fazendo trabalhos para a empresa.  

Bessa tem alguns fotógrafos internacionais como referências de luz e composição para seus trabalhos atualmente. “Hoje vejo mais essa linha que é feita na Inglaterra e nos Estados Unidos por fotógrafos de still, e as redes sociais ajudaram nesse sentido para conseguir consumir esses fotógrafos,” disse ele.

O currículo dele é extenso, já tendo assinado ensaios publicitários para Tiffany & Co, Attimo, Gucci, Nars, Calvin Klein, Louis Vuitton, Nivea, M. Officer, Vivo, Riachuelo, Marisa, Renner e outras marcas.

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