News 2 semanas atrás | Redação

A foto mais famosa do Rock completou 50 anos

Hoje (8) faz 50 anos que os Beatles foram fotografados em Abbey Road, em Londres. Uma das fotografias mais emblemáticas da história da música

por Revista FHOX
Iain Macmillan

Quatro músicos atravessando na faixa em uma rua tranquila. Aquela foto se tornou a capa do 12º álbum do grupo. Como diria Leonardo Da Vinci, a simplicidade é sofisticação suprema. Uma foto com uma ideia simples que se tornou uma das fotografias mais célebres da história da música.

E para quem é fã da banda, Abbey Road é um álbum especial. Que graças a capa lendária virou inspiração para todo tipo de ensaio. De casamentos até de família. E sempre faz sucesso tanto com que vê como com quem posa cruzando em uma faixa de pedestre. Aliás, tem muita gente que até tenta recriar a cena sem saber que é dos Beatles. Pois hoje, data em que a sessão completou meio século, milhares de pessoas passaram por Abbey Road para repetir o retrato e celebrar a banda. Um ano após o disco ser lançado o grupo anunciou a separação. Para os fãs, além de relembrar a cena, a boa notícia é que uma edição especial do álbum será lançada em setembro.

Em tempo: a fotografia foi clicada por Iain Macmillan, um fotógrafo freelancer e amigo de John Lennon. Os Beatles tiveram obviamente que refazer a cena várias vezes até o fotógrafo ficar satisfeito. Durante a sessão a polícia ajudou a manter a rua tranquila para os retratos. Segundo consta, o quinto clique virou a foto lendária que foi parar na capa do álbum. Um detalhe: o fotógrafo teria feito só 6 cliques (era no tempo do filme).

Leia também: Quem realmente está ganhando dinheiro com fotografia?

>> UMA NOVA FORMA DE ACESSAR O CONTEÚDO FHOX 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.