Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

A forte repercussão na foto do menino do Rio

A

Rep. Site “O Globo”

Com milhares de curtidas e compartilhamentos no Facebook, a foto do fotógrafo Lucas Ladau (Reuters) foi destaque mundial nessa última semana e estimulou debates e muitos comentários nas redes sociais. No Facebook, o fotógrafo disse: “Ele estava lá, como outras pessoas, encantado. perguntei a idade (9) e o nome, mas não ouvi por causa do barulho. Como ele estava dentro mar (que estava gelado), acabou ficando distante das pessoas. Não sei se estava sozinho ou com família. A fotografia abre margem para várias interpretações; todas legítimas, ao meu ver. Existe uma verdade, mas nem eu sei qual é. Me avisem se descobrirem quem é o menino, por favor”. O fato é que a foto de Landau já é destaque em diversos sites de notícias brasileiros e internacionais. E independente das interpretações, o retrato do menino do Rio de Janeiro é uma belo trabalho do talentoso fotojornalista. Saiba mais: Lucas Landau

Atualização: esse post foi o mais clicado e comentado da última semana. A FHOX abordou Landau no dia em que postamos a matéria no Facebook e recebemos inúmeros comentários (e também insultos que foram deletados). Para a FHOX, Landau disse que primeiro gostaria de encontrar o menino da foto antes de qualquer matéria. Hoje, ele postou sobre a foto e toda a repercussão da imagem do menino em Copacabana. Veja abaixo:

https://www.facebook.com/lucaslandau/posts/10215049874222439

O primeiro post com a notícia na fanpage da FHOX teve dezenas de comentários, elogios e críticas. Os insultos e agressões foram deletados e os usuários agressivos (e fakes) foram banidos. Muitos internautas reclamaram da chamada da FHOX com a palavra mimimi. Alteramos a chamada para evitar mais ofensas e mal-entendidos.

https://www.facebook.com/FHOXonline/posts/1796085550432638

 

>> Josef Koudelka, um dos grandes nomes do fotojornalismo mundial

Rep. Facebook Lucas Landau

A FHOX destaca abaixo a repercussão sobre a fotografia na visão de jornalistas e sites de notícias do Brasil e de fora. Veja abaixo.

https://www.facebook.com/cronai/posts/10212171498697285

VEJA >> Autor de foto viral encontra garoto de Réveillon de Copacabana

El Pais >> A foto do menino negro que fala de como vemos um menino negro

‘A forma como olhamos o menino na foto do réveillon fala sobre o nosso próprio olhar’ (CBN – Mario Sergio Cortella)

Folha >>O menino do Réveillon e o futuro da desigualdade

Artigo: Três imagens e uma única história (O Globo)

>>Sobre a fotografia de um menino em Copacabana (Exame) 

>> O menino do Rio e a verdade de Pirandello (Diário de Pernambuco)

>> AL JAZEERA 

La fotografía de un niño en fin de año despierta el debate racial en Brasil

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.