

Ontem (28) ocorreu a entrega do Oscar 2016, premiação mais popular do cinema. Entre os vários premiados está a produção “O Regresso”. O filme levou a estatueta de melhor direção (Alejandro Inharitu), melhor ator (Leonarado DiCaprio) e melhor direção de fotografia (Emmanuek Lubezki). Aliás, essa é a terceira vez seguida que Lubezki vence nessa categoria. Ele ganhou no ano passado pelo filme Birdman e no ano anterior com Gravidade.
Lubezki discorreu sobre o processo desafiador de trabalhar só com luz natural para gravar o filme. E ainda realizar isso em condições extremas. Por sinal, essa foi a primeira vez que ele trabalhou sem iluminação artificial. Segundo o site a Gambiarra, ele só usou lâmpadas em uma das cenas da fogueira. Justamente para dar a sensação de calor que buscavam naquela tomada em especial.
Quanto ao equipamento, a equipe usou lentes angulares de 12 a 21mm e assim passar a sensação de proximidade entre os personagens e o espectador. Quem assistir ao filme certamente vai notar esse efeito e ainda comprovar que o Oscar de melhor fotografia para “O Regresso” foi mais do que merecido (embora o Mad Max também tenha uma cinematografia espetacular).
Na coletiva oficial do Oscar, Lubezki disse:
Acredito que sou o fotógrafo mais sortudo do mundo.
1 Comentário