Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


2019 World Press Photo Contest anuncia vencedores do ano

World Press
World Press Photo of the Year - “Crying Girl on the Border” © John Moore, Getty Images

Ontem, dia 11 de abril, foram divulgados os vencedores do 62ª edição do World Press Photo Contest, um dos prêmios mais importantes para o fotojornalismo. O vencedor do maior prêmio da noite foi John Moore, com a foto “Crying Girl on the Border” (Menina chorando na fronteira).

A garota da foto é Yanela Sanchez, natural de Honduras. Seu choro acontece enquanto a mãe, Sandra Sanchez, é levada sob custódia de oficiais de fronteira do governo americano no Texas. A situação aconteceu no dia 12 de junho de 2018. Embora autoridades tenham relatado que as duas não foram separadas após o ocorrido, a foto denuncia a terrível política do governo Trump de separar crianças de seus pais no tratamento de imigrantes ilegais.

World Press
World Press Photo of the Year – “Crying Girl on the Border” © John Moore, Getty Images

“Eu acho que essa imagem tocou o coração de muita gente, como fez comigo. Isso porque ela humaniza uma história maior. Quando você vê o rosto de Yanela, e hoje ela já tem mais de dois anos de idade, enxerga a humanidade e o medo de quem faz essas longas travessias de fronteira durante a noite”  disse Moore.

Outro destaque foi o World Press Photo Story of the Year, que premiou a melhor história contada em uma sequencia de fotos. O ganhador foi o holandês Pieter Ten Hoopen. O fotógrafo também fez seu registro na América Latina, mostrando uma grande caravana com cidadãos de Honduras, Nicaragua, El Salvador e Guatemala que tinha como objetivo também chegar à fronteira dos Estados Unidos.

As histórias completas de cada foto, bem como as galerias completas podem ser acessadas no site oficial do evento.