News 8 meses atrás | Flávio A. Priori

2019 World Press Photo Contest anuncia vencedores do ano

Premiação elege as fotos mais marcantes do fotojornalismo

por Revista FHOX

Ontem, dia 11 de abril, foram divulgados os vencedores do 62ª edição do World Press Photo Contest, um dos prêmios mais importantes para o fotojornalismo. O vencedor do maior prêmio da noite foi John Moore, com a foto “Crying Girl on the Border” (Menina chorando na fronteira).

A garota da foto é Yanela Sanchez, natural de Honduras. Seu choro acontece enquanto a mãe, Sandra Sanchez, é levada sob custódia de oficiais de fronteira do governo americano no Texas. A situação aconteceu no dia 12 de junho de 2018. Embora autoridades tenham relatado que as duas não foram separadas após o ocorrido, a foto denuncia a terrível política do governo Trump de separar crianças de seus pais no tratamento de imigrantes ilegais.

World Press
World Press Photo of the Year – “Crying Girl on the Border” © John Moore, Getty Images

“Eu acho que essa imagem tocou o coração de muita gente, como fez comigo. Isso porque ela humaniza uma história maior. Quando você vê o rosto de Yanela, e hoje ela já tem mais de dois anos de idade, enxerga a humanidade e o medo de quem faz essas longas travessias de fronteira durante a noite”  disse Moore.

Outro destaque foi o World Press Photo Story of the Year, que premiou a melhor história contada em uma sequencia de fotos. O ganhador foi o holandês Pieter Ten Hoopen. O fotógrafo também fez seu registro na América Latina, mostrando uma grande caravana com cidadãos de Honduras, Nicaragua, El Salvador e Guatemala que tinha como objetivo também chegar à fronteira dos Estados Unidos.

As histórias completas de cada foto, bem como as galerias completas podem ser acessadas no site oficial do evento.