Negócios 4 meses atrás | Leo Saldanha

Zapptales transforma mensagens do WhatsApp e Messenger em photobooks

Serviço online europeu converte conversas do app em livros com fotos e textos. E reproduz até vídeos e mensagens de voz com auxílio de QR code

por Revista FHOX

Zapptales traz na chamada do site uma ideia instigante: imprimir o bate-papo para transformar aqueles emojis divertidos em sorrisos de verdade. Vale tanto para WhatsApp quanto no Facebook Messenger. A proposta pode parecer estranha, mas muitos consumidores parecem gostar do serviço. Tudo é feito no site da empresa. O usuário seleciona quais mensagens quer transformar em álbum e envia o pedido pelo Zapptales. A empresa diz que a impressão é feita em papel fotográfico. Com suporte de atendimento via chat para ajudar os consumidores com dificuldades em montar o produto. Existe a opção de montar no desktop ou usando o aplicativo da empresa. Segundo a Zapptales ambos são fáceis de usar. São três opções de produto no cardápio. Um photobook de capa mole, uma versão PDF só digital e um álbum de capa dura (que segundo a empresa é o mais popular). Um álbum com 150 páginas custa quase 30 euros.

De acordo com a empresa, uma das maiores encomendas até hoje foi de um casal que imprimiu 20 photobooks (4000 mil páginas).  A empresa surgiu faz cinco anos. O CEO e fundador da empresa Daniel Vicen Renner (Espanha) criou o projeto depois de uma experiência pessoal com o WhatsApp e da necessidade de transformar as memórias compartilhadas no aplicativo em algo que durasse por muitos e muitos anos. Embora seja espanhol, Renner vive e montou o negócio na Alemanha (Munique). E é na cidade alemã onde fica a startup. A idéia dos livros de bate-papo criados por zapptales nasceu do desejo de Daniel de surpreender sua irmã com algo único para o Natal. “Quando me mudei para Munique, toda a minha família ficou na Espanha e começamos a usar o WhatsApp para nos comunicar. Quando minha irmã teve seu primeiro bebê, ela começou a nos enviar cerca de vinte fotos por dia e contar a história de como o bebê estava se saindo e como ela estava se sentindo. Foi muito bonito, porque para mim era quase como estar lá. Eu pensei que seria legal fazer dela um livro para o Natal. Então peguei cerca de 500 screenshots do chat, juntei-os e fiz um livro. Foi um enorme sucesso: minha irmã até começou a chorar quando viu. E se tornou o primeiro protótipo do nosso livro do WhatsApp”, contou Daniel para o portal Barcelona Startups. “No primeiro ano, imprimimos 10 mil livros e no ano seguinte chegamos a 22 mil. Agora recebemos cerca de 80 pedidos por dia e esperamos ter impresso mais de 40 mil livros até o final deste ano”, disse Daniel.

Leia também: FHOXCast em nova fase

Importante: a empresa também garante que arquivos de voz e vídeos possam ser compartilhados com o uso da tecnologia de QR code. Basta o usuário usar o smartphone em conjunto para conferir essas mídias nos álbuns impressos.

Veja também: Participe da nova turma da Escola de Negócios FHOX

Por que a notícia é importante? O serviço da Zapptales é exclusivo para WhatsApp e Messenger o que mostra o foco no negócio em um nicho com grande potencial. A empresa garante impressão de qualidade mesmo para arquivos em baixa resolução. Outras empresas digitais já criaram produtos parecidos mas só para o Facebook. O WhatsApp e Messenger recebem bilhões de fotos todos os meses com fotos, vídeos e muitas mensagens. No fim, trata-se de uma forma diferenciada de atender uma parcela dos usuários desses aplicativos que não querem perder memórias atreladas a conversas que tiveram nesses apps. No Brasil são 120 milhões de usuários de WhatsApp e 1.5 bilhão no mundo. 

>>Movimento Imprimir: sem foto no papel não existe futuro para o mercado fotográfico

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.