Negócios 10 meses atrás | Redação

Vendas mundiais de câmeras digitais devem seguir caindo

Segundo projeções da Canon a queda pode ser de até 50% em dois anos

por Revista FHOX

Em entrevista para o site japonês Nikkei News, o CEO da Canon, senhor Fujio Mitarai disse que o mercado de câmeras pode cair mais 50% nos próximos dois anos. O que continua impactando o mercado é o avanço dos smartphones. Aliás, os dispositivos móveis contam com câmeras cada vez melhores e recursos de inteligência artificial e outras funções que facilitam a vida do consumidor final na hora de clicar. Contudo, existe espaço para o entusiasta querer câmeras melhores e é aí que entram as DSLRs e mirrorless. O artigo indica que as vendas de câmeras estão estabilizadas em 10 milhões de unidades por ano. Por conta disso, a estratégia de todos os fabricantes mudou radicalmente. Agora apostando em vídeos de altíssima qualidade, sensores mais poderosos e zoom. E apostando no sistema mirrorless. Algo que ficou claro com os lançamentos recentes da Canon e da Nikon em 2018. O problema é que as câmeras mirrorless full-frame não atraem novos compradores e sim convertem fotógrafos que usam reflex para câmeras sem espelho.

Leia também: Movimento Imprimir 

Na entrevista a Canon mostrou ainda que vai enfocar os esforços nos mercados corporativos e industrial. Esse olhar para B2B (negócios) parece uma resposta para os desafios na divisão de imagem. Lembrando que a Canon tem uma vantagem em relação a Nikon. Pois conta com equipamentos de impressão de pequenos a grandes formatos e impressoras de escala com qualidade. Resta saber se o ataque da marca também será nesse sentido. Ou seja, se vai atacar em um mercado onde as impressoras gráficas vem avançando em lojas de foto e laboratórios profissionais daqui e de fora.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.