Varejo 4 meses atrás | Thalita Monte Santo

Quatro gerações e 100 anos de história na fotografia

Conheça o legado da família Tucci, que há 100 anos registra e transforma as memórias dos moradores de Araraquara

por Revista FHOX

Foi em 1905 que o arquiteto Agostinho Tucci e seus filhos partiram da Itália e vieram para o Brasil para buscar novas oportunidades. Se estabeleceram então na cidade de Araraquara, interior de São Paulo. 

Tucci, chefe de família, trabalhou alguns anos com a construção de imóveis comerciais e residenciais em diversas cidades, como arquiteto e escultor. Mas uma nova atividade estava prestes a mudar o rumo de sua vida. 

Em 1919, ao lado dos filhos Alfredo e Cezarino, o arquiteto começou a fotografar profissionalmente em seu recém-aberto ateliê fotográfico. Um pouco mais tarde, Carmine Brazile Tucci, seu filho mais novo já nascido no Brasil, decidiu se juntar a eles. E foi dessa união de pai e filhos que nasceu a casa comercial Irmãos Tucci, no ano 1929, na Rua São Bento. 

Tucci

Hoje, quem está à frente do negócio é Carmine Tucci Neto, empresário e fotógrafo, de 51 anos, que praticamente cresceu no estúdio fotográfico. Ele faz parte da quarta geração da família que construiu uma história de referência na cidade com a fotografia. 

Neto, que via seus pais trabalhando no laboratório fotográfico com uma câmera escura, ampliador fotográfico e poucos recursos para edição, acredita que “a fotografia nunca mudou o seu papel, que é o de preservar e compartilhar a memória das pessoas”, disse, em entrevista a um portal local. 

“O ser humano sempre compartilhou isso, a foto tem um papel fundamental em recordação e divulgação da memória das pessoas, isso nunca vai acabar”, afirma Neto. 

Formado em Advocacia, o empresário chegou até a trabalhar na área por oito anos, mas em 1997 assumiu a nova fase da empresa com a sua esposa, Luciane Tucci. 

Tucci
Equipe Tucci – Reprodução site

A Tucci, que já passou por todas as fases da fotografia, desde a gravação de imagens em chapas de vidro e impressões de fotografias P&B em quartos escuros, está há 100 anos registrando, revelando e imprimindo as memórias do moradores de Araraquara em produtos fotográficos. 

Se na década de 1980 já revolucionava, quando transformou-se em um laboratório central, atendendo várias lojas e estúdios da região, a empresa hoje não fica para trás quando o assunto é atendimento. Teve de se adaptar às novas tecnologias, como fez na década de 1990 com os minilabs analógicos, e hoje oferece a opção do envio das fotos on-line, diretamente em seu site, para facilitar a vida de seus clientes.

“Trabalhamos com variados serviços de impressões, manipulação, estúdios fotográficos para recém nascidos, crianças, mulheres, famílias, além da cobertura de eventos sociais e corporativos”, explicam em seu site comercial. 

Entre seus serviços também estão as restaurações de fotos antigas, personalização de produtos com fotos e confecção de fotolivros. Além disso, a empresa também criou uma área voltada exclusivamente para a fotografia escolar. Vale a pena conhecer

Tucci
Reprodução Facebook