Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


Um projeto para ajudar o mercado fotográfico

18582520_1902431256701004_4124672427074109872_n

Por que FHOX não faz algo a mais pelo mercado? Esta é uma frase recorrente ouvida durante muitos anos pelo time em eventos, e-mail e contatos de todo tipo. Gente de vários segmentos que no fundo tinha alguma demanda específica. Volta e meia a intenção era provocar a criação de algo de caráter associativo. Coisa que historicamente nunca deu certo no mercado (salvas algumas exceções). A resposta para essa questão foi se formando aos poucos. Ficou claro desde o início que a nova plataforma teria duas características: seria uma comunidade e com base totalmente on-line. A construção do projeto ganhou força com a reformulação do portal FHOX lançado na Feira Fotografar 2016.

De lá para cá foram nove meses no desenvolvimento do Cameraclub. A iniciativa ganhou volume, mas não sem se mostrar um projeto desafiador pela complexidade de implantação. Afinal, mudaria a relação de FHOX com os leitores, assinantes e a própria indústria. A plataforma chegou no melhor momento possível, pegando carona na pior crise econômica da história do País. O que torna o argumento de vendas muito fácil: quem não gosta de descontos? Contudo, o principal diferencial não é o preço, embora seja importante. A ideia é oferecer um serviço com um pacote de benefícios cada vez mais rico. E tudo feito de forma dinâmica.

19756370_1928799590730837_7992890580991271155_n (1)

A oferta inicial foi criada com base em uma ampla pesquisa com assinantes e leitores. A principal demanda? Seguro de equipamentos. A partir disso, FHOX buscou um parceiro respeitado e reconhecido no mercado, a Porto Seguro. Logo, o Cameraclub começou com seguro de equipamento pela Safer Corretora, contabilidade simplificada com Qipu, agência de turismo e outros serviços diferenciados. Tudo com desconto e facilidade no uso das ofertas.

19959393_1933859423558187_1441632422845893496_n

O formato dos três planos abrange todos os interesses. Quem não quer pagar nada, opta pelo plano Free; os que desejam descontos e ofertas especiais com assinatura FHOX escolhem o Pro e o Premium – grupo com mais adesão entre os pagos e que tem a fatia mais generosa de descontos em seguro de equipamento, assinatura da revista e eventos FHOX.

 

Camera2

Na ponta do lápis – Mais do que quantidade de adesões, o Cameraclub mostra-se promissor por entregar valor ao associado. Muitos dos que pagaram a cota máxima praticamente já recuperaram o investimento pelas ofertas on-line. Rosangela Sá, de Petrolina (BA), é fotógrafa de família. Ela foi a primeira a aderir em novembro passado. Com o lançamento da ferramenta, Rosangela usou uma das principais vantagens: o desconto por adesão Premium com o programa SmartAlbums. O maior desconto da Pixelu no mundo. Nas redes sociais, Rosangela comentou que a oferta valeu muito a pena, pois recebeu de volta todo valor investido no Cameraclub. Quem passou pelo estande do Cameraclub na Feira Fotografar comprovou isso de perto. Na ponta do lápis fica claro que, utilizando as vantagens, o valor investido retorna e o uso frequente traz ainda mais ganhos ao associado.

18920608_1913686858908777_35243693508773078_n

A mudança de patamar na proposta de entrega de valor de FHOX traz desafios e oportunidades. Muda o estilo e o relacionamento com o mercado. FHOX passa de organizadora de eventos para também expositora nos principais congressos e similares do Brasil. O boom educacional na fotografia trouxe coisas boas e ruins. De um lado é positivo por compartilhar conhecimento e trazer novos profissionais para o ramo. Gente que precisa de informação e um norte de que caminho seguir. Puxam (ou podem puxar) o mercado fotográfico comprando câmeras e consumindo serviços de impressão. Na outra ponta, essa ótica é contestada pelas mesmas razões. Eventos e workshops acabam atraindo gente demais para mercado de menos (será mesmo?).

camera1

Parceiros As marcas e os produtos envolvidos na plataforma são variados. Desde livros de fotografia editados pela GG, até Digipix com ofertas de fotolivros e outros produtos diferenciados. Encadernadoras, Porto Seguro, Phosfato com serviço de assinatura de impressão, sistema de gestão on-line PhotoControl, SmartAlbums, Alboom, Instax, Go Image. O interesse das marcas é variado e faz sucesso porque não envolve custo de participação das empresas. Após o lançamento, FHOX passou a ser abordada por diversas empresas do ramo ou não.

cameraclub

Cameraclub nos eventos de fotografia – Além de participar de eventos de fotografia pelo Brasil, o Cameraclub terá transmissões frequentes ao vivo com a participação de parceiros da plataforma e convidados. Sempre com ações promocionais durante as transmissões. A primeira ocorreu no fim de abril, na sede de FHOX, com a presença de Aylson Santos, da Safer. Na ocasião ele falou da importância do seguro e tirou várias dúvidas em tempo real. Desta primeira experiência e do contato na Fotografar, ficou evidente a falta de informação e a carência dos profissionais. A reação quase sempre é a mesma: a importância de um serviço que entregue vantagens e que com o tempo dê cada vez mais segurança e amparo aos associados.

A propósito, uma enquete da revista realizada recentemente mostrou que as principais demandas dos fotógrafos são: participar de uma comunidade colaborativa, ter suporte de marketing e gestão e obter bons descontos em produtos e serviços.

Efeito colaborativo Um dos fatores fundamentais do sucesso desta nova fase está ligada à própria comunidade que surge no entorno do Cameraclub. Gente que está em busca de vantagens, mas quer também um suporte de uma classe que normalmente se sente tão desprotegida. Pensando nisso, o Cameraclub apresenta inteligência de marketing. Membros do Pro e do Premium têm o benefício de consultoria jurídica e empresarial com descontos. FHOX prevê para os Premium um diagnóstico com direito a reunião por Skype. Neste ponto vale destacar que na medida em que crescer, o programa vai ganhar mais força e vantagens para os associados, inclusive no suporte de gestão e markerting.

19275173_1919734304970699_4496809362391053903_n

“Essa proposta de uma plataforma integrada e feita de forma colaborativa traz ganhos para usuários, empresas e no final para todo o mercado”, diz Mozart Mesquita, diretor de FHOX e da Feira Fotografar. A avaliação inicial do Cameraclub mostra-se positiva. Um dos membros entrevistados para esta matéria disse estar empolgado, mas que espera mais descontos. Um desafio estimulante para todo time FHOX. Até o fechamento desta edição eram quase mil membros (agora são quase 1500) reunidos em todas as faixas de adesão, com 45 vantagens (nesse momento 105 vantagens) disponíveis entre serviços, produtos, seguro, consultoria e outros. Muitas outras surpresas chegarão em breve.

 

Opinião de membros e parceiros:

19642758_1928800857397377_5712712439424471251_n

“A Fujifilm apoia o projeto Cameraclub lançado por FHOX. Esta parceria de longa data nos faz acreditar que é possível trabalhar novos canais de venda, ligando a indústria ao profissional.” Leonardo Botelho, gerente de Marketing da Divisão de Imagem da Fujifilm do Brasil

19665340_1928801050730691_8023235170732775457_n

“Escolhi aderir ao Cameraclub porque nenhuma outra empresa antes olhou para nós, fotógrafos, de uma forma que nos ajudasse a ser vistos como profissionais de fato e valorizasse nosso trabalho, dando-nos motivação para dizer ‘eu sou um fotógrafo profissional’. Espero ter muito conhecimento por meio do Cameraclub e parcerias!” Silvana Melo, fotógrafa em Sâo Paulo

19275245_1919708271639969_2177962752338370104_n

“A Pixellu decidiu entrar neste projeto porque é uma ótima maneira de se conectar e ajudar os fotógrafos brasileiros. Esperamos que os SmartAlbums cheguem a um bom número de profissionais no mercado brasileiro.” Daniel Usenko, um dos donos e fundador da Pixellu (SmartAlbums)

18835671_1909395282671268_4126863822258149368_n

“Quando iniciamos as negociações para o Cameraclub, nos foram feitos apenas dois pedidos que para mim indicaram o sucesso deste projeto e seu real intuito, de ser voltado para conceder benefícios tão e exclusivamente para o público e não para o clube. Primeiro que deveríamos ter o melhor preço do mercado e, em segundo, o melhor produto. Não foi tarefa fácil, pois o melhor produto era também o mais caro e o mais barato, não estava no padrão de qualidade desejado para a parceria. Mas no final conseguimos oferecer o melhor produto/seguro, pelo melhor preço… e isso só foi possível porque não precisamos repassar nenhum pedágio ou contrapartida para o clube e, para mim, não há melhor indicador de sucesso para este projeto.” Aylson Santos, da Safer Corretora (Porto Seguro)

19961660_1931696550441141_8038577245350238778_n

“Conhecemos a seriedade da Revista Fhox e o empenho dedicado a esta iniciativa e por isso estamos animados de fazer parte deste clube.”  Manoela Giacomini, Marketing da Digipix Pro.

 

19959365_1933862706891192_3414268932486816691_n

“Estive na Feira Fotografar 2017 e adquiri o Cameraclub para obter descontos e benefícios. Achei a ideia válida, de juntar tudo em um único site.” Daiane Paschotto Fotografia, em São Paulo.

 

19642258_1927634360847360_2045592997608995019_n

“Ficamos muitos interessados no modelo de negócios do Cameraclub por ser uma plataforma multilateral, gerando valor tanto para os assinantes, quanto para os parceiros que ganham exposição e associam suas marcas a um projeto inovador. Nossa expectativa e nosso desejo é que o Cameraclub acelere seu crescimento, atraindo mais usuários e também novos parceiros do segmento, pois são iniciativas como essa que impulsionam a economia criativa e colaborativa em nosso País.” Rogério Augusto, da Phosfato.

 

19059558_1916289705315159_9097713348738183007_n

“Achei muito incrível o Cameraclub e não quis perder a oportunidade de ser parte de um projeto que enxergo como promissor por ter descontos em seguros nos equipamentos com uma grande seguradora, como é a Porto Seguro, desconto de 90% no próximo Congresso Fotografar e, claro, adorei ter ganhado minha Instax e ter descontos nos papéis por ser parte do clube. Por hora, esses motivos me deram confiança de ser parte deste time. Parabéns pela ideia, achei genial.” Rodrigo De Paula, da See You Filmes, em São Paulo

Saiba mais: http://www.cameraclub.com.br/