Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Um plano de marketing não é estático ou mirabolante

Um dos mitos envolvendo o assunto é que um plano de marketing é algo fixo ou que possa solucionar todos os problemas de forma mágica

Planos mudam o tempo todo e isso é óbvio. A grande questão sobre planejar é saber qual o destino se busca. Ou seja, definir objetivos para seu negócio de fotografia. E logicamente ajustar o curso de acordo com as mudanças que irão ocorrer. E acredite, ajustes vão acontecer a cada semana. 

Se o plano não é fixo, qual seu valor? É como uma rota, um mapa a ser seguido com base em pontos de marketing que são clássicos. Todo negócio tem um posicionamento de mercado, produto, divulgação, preço e presença. Outros elementos também estão presentes no composto do marketing como tecnologia, conexão e capacidade de gerar recorrência. O valor do plano consiste justamente em gerar um compromisso do empreendedor com seu próprio projeto. Mas mudar sim, sempre que for preciso.

O plano muda e o objetivo não. Logo, você sabe para onde vai mesmo que mude o caminho. E qual a frequência para ajustes? depende da dinâmica do mercado, dos resultados e das métricas definidas. Se as coisas estão dando certo os ajustes são menores. 

O lado mágico do plano. Uma dica: ele não existe. O plano de marketing só funciona se você elabora o caminho e define de forma concreta os objetivos, os números que visa buscar e como vai fazer? Não existe lado mirabolante ou botão que vai resolver seus problemas. O mesmo vale para o plano de marketing. 

A dinâmica de acerto da rota vai depender de você olhar para o mercado (concorrentes, clientes e ambiente macro e micro) e olhar para você mesmo. Lembrar e checar seus propósitos e de novo, qual seu objetivo. Checar, reajustar e refazer o plano é questão de consistência e frequência. E sim, você vai mudar o plano de tempos em tempos. Mas pelo menos terá um compromisso com você, seu negócio e o destino que você quer atingir. 

Outro mito comum: planos são longos, são engessados e só devem ser feitos no começo (ou no fim) do ano. Você pode e deve começar o seu quando quiser. A grande questão é: você vai se comprometer com o que definiu e checar sempre para mudar se for necessário?

Se precisar de ajuda com seu plano de marketing clique aqui: Eu Quero Meu Plano de Marketing 2022.