Negócios 2 semanas atrás | Leo Saldanha

Tradicional loja de fotografia de São Paulo renova o visual

Optisom localizada no centro da capital paulistana e especializada em equipamentos e acessórios para fotografia e vídeos renovou completamente o ponto. Uma repaginada que tem tudo para encantar os clientes e proporcionar uma experiência distinta no ponto de venda

por Revista FHOX
Antes e Depois da entrada da loja. Fotos: Optisom/Edgar Sacchi Arquitetura

Com 50 anos de mercado, a Optisom é uma das marcas mais reconhecidas da fotografia paulistana. O proprietário Adriano Carnelossi contratou o escritório Edgar Sacchi Arquitetura para uma renovação completa no visual e na arquitetura do negócio. O comunicado oficial enviado em conjunto pela Optisom e a empresa de arquitetura explica em detalhes a transformação.

Antes e depois na entrada. Mais clean, iluminado e com apelo imediato

“A equipe teve o desafio de ampliar e modernizar o ambiente da loja, deixando-o mais interativo e confortável, melhorar o fluxo do local para que clientes circulem por toda a loja para conferir as vitrines e os produtos à venda e, detalhe, a reforma deveria acontecer com a loja em funcionamento. A reforma tinha como principal objetivo tornar o ambiente mais amplo e moderno sem deixar de lado seus espaços privativos, que servem como área administrativa da loja.

O projeto se iniciou com muito cuidado e planejamento, que levou em conta não somente a estética, mas, principalmente o fluxo do local, a fim de separar e melhorar a circulação interna da loja, visto que antes, todas as tramitações eram feitas através do pequeno espaço do balcão. Hoje, os fluxos são separados pela área dos clientes/exposição e as áreas técnicas com corredor de circulação próprio. O espaço de 160m² que antes era subdividido em pequenas salas, davam a sensação de um ambiente pequeno e mal dimensionado.

A recepção dos clientes acontecia por um simples balcão de atendimento que ficava localizado logo na entrada da loja, porém era pequeno, antigo e nada confortável pois aquele pequeno espaço servia também para receber mercadorias, tramitação de aparelhos para manutenção, além da expedição de produtos vendidos no e-commerce da loja, o que gerava diariamente tumulto e falta de organização.

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Estação de atendimento com informações dos produtos. Cliente pode buscar equipamentos com facilidade

O espaço foi triplicado criando amplas vitrines em marcenaria para exposição de produtos, um lounge de espera com café e bebidas à disposição, priorizando o conforto dos clientes, um minimuseu de câmeras fotográficas antigas e um totem exclusivo de 40 polegadas touchscreen (tecnologia inédita no Brasil) para consultas dos produtos em tempo real na loja virtual.

Conforto é fundamental.

Como estratégia de vendas, os clientes que chegam à procura de serviços de manutenção obrigatoriamente percorrem toda a loja para conferir as vitrines e os produtos à venda. Outro detalhe, é que antes, a loja não tinha ar-condicionado e hoje ela é 100% climatizada”.

O que essa reforma comprova é a importância da renovação do conceito. Sobretudo do quanto é importante para quem tem um ponto físico em tempos tão digitais. Algo que vale para loja, estúdio, laboratório profissional e afins. Até porque a oportunidade de oferecer uma experiência realmente única está atrelada 100% ao visual, funcionalidade e conforto do local. Medidas que a Optisom entendeu e ajustou. Bom para os clientes da marca. Saiba mais: http://optisom.com.br/

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