Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Shutterstock revela as tendências criativas para 2022

Sempre nesta época do ano a Shutterstock lança seu relatório anual de tendências criativas.

O estudo indica seis Tendências Criativas de 2022, derivadas da análise de padrões e dados de pesquisa de imagens. Todas estão destacadas neste relatório e se enquadram nas categorias mais amplas de ‘Tempo’ e ‘Espaço’. “A pandemia deslocou o conceito de tempo para muitos; à medida que os dias foram passando a passagem do tempo foi processada de forma diferente” disse o comunicado de imprensa da marca.

Veja também >>> Comece 2022 aprendendo e acertando o marketing do seu negócio de fotografia – FHOX

“Os dados da Shutterstock mostram que, em 2022, espera-se que os criativos visualizem essa sensação abrangente de perder a noção do tempo e do espaço através da entrada de novos reinos, eras e possibilidades. Existe um desejo de explorar o fantástico e o estranho, e as tendências deste ano capturaram exatamente isso. Este ano está pronto para testar os limites de nossa imaginação.”

“Quando demos uma olhada mais de perto no que a comunidade global de Shutterstock está procurando, é claro que 2022 está definido para ser um ano definido de ultrapassar fronteiras tradicionais e explorar o desconhecido”, afirma Flo Lau, diretor criativo da Shutterstock.

1 – Fantástico

Imagem via Shutterstock
Imagem de Shutterstock. Clique aqui para ver a versão ampliada em detalhes.

A era medieval continua a chamar a atenção, com torres, cálices, castelos e machados recebendo mais cliques, como observado por Shutterstock.ai dados.


“Palavras-chave como construção medieval (+6496%), escudo vintage (+2858%) e templário (+831%) têm visto um aumento drástico, à medida que criativos e profissionais de marketing voltam o tempo para revisitar um reino de drama e aventura.”

2 – O Macabro

Imagem via Shutterstock
Imagem de Shutterstock. Clique aqui para ver a versão ampliada em detalhes.

metaverso futurista está sobre nós. Pode ir bem, ou acabar em caos. E aparentemente há uma emoção não tão silenciosa em procurar nossos futuros potenciais: “distópico” e “apocalíptico”. Mas, claro, há o clássico assustador também. Quem resistiria?


“Elementos assustadores como múmias egípcias (+6923%), bestas (+3623%) e ceifadores (+388%) não são apenas para o Halloween.” Além disso, “os gêneros de terror e suspense estão fazendo um retorno.”

3 – Caminho para o Oeste

séculos xv a xvii

Imagem via Shutterstock
Imagem de Shutterstock. Clique aqui para ver a versão ampliada em detalhes.


A cultura dos cowboys não está morta, e não é só o Velho Oeste em que continua a prosperar. Há, de acordo com dados da Shutterstock, um “aumento do interesse” em ambientes como a extensão de um campo de pradaria.


A busca por cavalos selvagens aumentou 1961%, e os padrões navajo também viram um aumento de 225% nos juros no último ano.

4 – Na estrada novamente

século 20

Imagem via Shutterstock
Imagem de Shutterstock. Clique aqui para ver a versão ampliada em detalhes.


Talvez em um ataque de wanderlust induzido por pandemia, os usuários têm olhado para o horizonte em terras além do cotidiano. Fisicamente, pode não ser possível viajar, mas não há limite para a viagem mental.


“Os usuários estão procurando bicicletas na estrada (+14911%), estradas para montanhas (+5763%) e as badlands (+487%) em um esforço para explorar territórios e caminhos desconhecidos menos frequentados a partir do conforto de suas próprias casas.”

5 – Cyberpunk não está morto

século xxi

Imagem via Shutterstock
Imagem de Shutterstock. Clique aqui para ver a versão ampliada em detalhes.


E certamente estamos trabalhando nosso próprio caminho para o futuro. Tomadas elétricas, webcams e LEDs intrigavam o maior número de usuários em suas pesquisas, esforçando-se para quebrar barreiras tecnológicas como as conhecemos.


“Não é surpresa que os criativos estejam se voltando para a estética de alta tecnologia, como paisagens noturnas da cidade, fundos fractal (+2955%) e avatares femininos (+1503%) para acompanhar as mudanças.”

O que é Cookin?

6 – Era moderna

Imagem via Shutterstock
Imagem de Shutterstock. Clique aqui para ver a versão ampliada em detalhes.


Passamos mais tempo em casa do que nunca, e às vezes, comer fora não foi possível por conta de bloqueios e diretrizes de saúde pública. E para mudar a rotina de ficar em casa, algum novo sabor pode ser injetado em nossa vida cotidiana experimentando uma nova receita.


“As buscas por especialidades regionais e ingredientes como Porcini (+2566%), Takoyaki (+2024%) e Panna Cotta (+435%) estão em ascensão, à medida que criativos e profissionais de marketing buscam inspiração gastronômica perto e longe.”


Tendências localizadas

Imagem via Shutterstock


Além das fascinantes tendências globais que a Shutterstock observou ao longo do último ano, a empresa também compilou tendências personalizadas para alguns de seus principais mercados.


Áreas como o Brasil, França, Japão, EUA e Reino Unido têm seus dados explorados, com as três principais “tendências futuras” do país destacadas.

Todas essas tendências são previstas para dominar projetos criativos, marketing e esforços no próximo ano. É seguro dizer que vamos começar a localizá-los em breve.

Para saber mais sobre o relatório Creative Trends e ver as imagens inspiradoras clique aqui: Tendências criativas de 2022 da Shutterstock: insights orientados por dados

Precisando de ajuda com seu marketing na fotografia? Então conte com o Plano de Marketing 2022. Clique aqui e saiba mais: Seu Plano de Marketing para 2022 chegou!