Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Shutterstock divulga o relatório de tendências criativas para 2018

A Shutterstock conta com uma coleção de mais de 170 milhões de imagens cadastradas por clientes. E com essa enorme base de dados, a marca consegue levantar informações importantes que indicam o comportamento tanto na publicidade, design, cinema e mídia em geral (todos clientes da Shutterstock). Logo, o relatório de tendências criativas é um norte válido para entender as tendências criativas e estéticas de 2018. O bacana é que também existe uma indicação para cada país.

Segundo a empresa, os três principais pontos que merecem destaque são:

FANTASIA

Fantasia: De animais míticos a paisagens, símbolos e estilos místicos e fantásticos nos ajudam a entrar em outro mundo. As pesquisas estão aumentando para personagens de fantasia já reconhecidos – o termo “unicórnio” cresceu 297% e “sereia” cresceu 145% em relação ao ano anterior. A música épica e orquestral também está crescendo em popularidade, enquanto os profissionais de marketing e criativos procuram adicionar um pouco do sobrenatural ao nosso cotidiano.

 

 

NOVO MINIMALISMO
Novo Minimalismo: o minimalismo está evoluindo de suas raízes modestas para um visual adequado para os tempos modernos. O novo minimalismo vai além de linhas nítidas e limpas, com cores arrojadas e vibrantes e estilos fluidos que reimaginam esta forma de arte consistentemente popular. Enquanto as buscas por “linha contínua” aumentaram 432% em relação ao ano anterior, um novo componente no minimalismo, “círculo de néon”, foi pesquisado 387% a mais do que no ano anterior.

 

 

ESPAÇO
Espaço: a ficção científica continua a triunfar na bilheteria e o mundo criativo está tomando nota, com ênfase no espaço. As pesquisas por “energia solar” aumentaram 991% e o interesse em astros aumentou 671%, enquanto a popularidade do som inconfundível de sintetizador de ficção científica aumentou 494% em relação ao ano anterior.

 

 

Além desses três pontos. A FHOX destaca mais algumas tendências para ficar de olho… 

O LUXO NATURAL
● O luxo natural – Este estilo surgiu da popularidade da estética e práticas de uma nova era, incorporando os redemoinhos de mármores (+ 416%) ou as ondas bonitas de uma ágata (+275), tudo isso com um efeito deslumbrante que pode ser tanto sutil ou dramático. Pedras como o mármore contêm toda uma história e segredos da Terra, agregando um senso de misticismo a sua beleza inata. De utensílios domésticos a produtos de papelaria, fiquem atentos a essa tendência que vai dominar o mundo com sua riqueza natural.

 

PASTÉIS CONTEMPORÂNEOS
● Pastéis contemporâneos – Uma paleta pastel raramente é objeto merecedor de escrita, mas novos e revolucionários esquemas de cores aumentaram a saturação de cores tidas como “inocentes”, dando a elas uma importância irrefutável.

 

ARTESANATO DIGITAL  ● Artesanato digital – Com o “material design” dominando a interface do usuário (UI), outros formatos de arte populares estão sendo recriados para consumo digital. A busca por termos relacionados a artesanato tradicional em papel e tecido, como bordados cresceu + 432%, enquanto paper art aumentou + 130%, fazendo com que essas expressões populares ganhem nova vida à medida que são reinterpretadas para uma nova era. Esses designs táteis dão uma sensação inovadora de toque e textura para a web, já que sua natureza extravagante nos faz esquecer os limites entre telas e pixels.

Para o Brasil e outros países o relatório também mostra que as tendências visuais mais recorrentes. 

Veja o relatório completo da Shutterstock: Tendências Criativas 2018

>> As tendências e ideias para faturar mais com fotografia em 2018