Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

Saiba como escolher molduras para fotografias

crédito - iStock

Fotos concedem ainda mais beleza e intimidade para decoração, mas, para causar efeito positivo, é preciso saber como escolher moldura certa

Sabe aquela foto tão linda e amada que precisa até de um lugar reservado na parede? Pois é, sozinha ela não ficaria tão bem assim, mas, com a moldura certa, ela é capaz de causar o impacto que quiser. Nos mais variados materiais, para as mais variadas funções, as molduras têm o enorme potencial de conferir ainda mais vida para o ambiente.  

Mas é preciso saber combinar para não acabar pesando a mão, até porque existe uma infinidade de molduras, e cada uma delas atende a um objetivo específico. Por isso, antes de mais nada, é preciso saber que a moldura deve estar em harmonia com a foto. Assim, ela vai atrair olhares de admiração e contribuir com a mensagem que pretende ser transmitida, por meio da imagem. 

Outro ponto que também precisa ser levado em consideração durante a escolha, além da fotografia, é o tipo de decoração que compõe o ambiente. Um estilo industrial, por exemplo, combina muito mais com molduras finas e discretas, como as de alumínio, do que com as clássicas, que costumam ser mais robustas e chamam mais a atenção.

Isso não significa que é proibido mesclar diferentes estilos de decoração. Tudo é válido, desde que com moderação. Apesar de serem mais utilizadas para as pinturas, as molduras clássicas também são capazes de conceder um charme a mais para fotos. Uma dica para o uso desse modelo é apostar em imagens que sejam minimalistas ou em preto e branco, para alcançar o equilíbrio.

(Crédito: iStock)

Já as molduras coloridas e grossas passam um aspecto mais descontraído para o ambiente, ao passo que causam impacto com muito destaque. Por isso, são perfeitas para quartos infantis ou para quem pretende criar uma composição monocromática. Nesse caso, faça sua escolha a partir da cor que mais predomina na imagem, pois, dessa maneira, causará um efeito de continuação.  

Hoje, as mais variadas molduras podem ser facilmente encontradas e compradas em e-commerce ou marketplace, assim como belíssimas fotografias em alta qualidade. Contudo, é preciso sempre checar o documento de autenticidade e a DANFE do produto adquirido, para ter certeza de que o trabalho é autoral e original. 

Existem também as molduras que têm como objetivo causar uma sensação específica. Elas estão em alta e vêm ganhando cada vez mais o apreço dos admiradores da fotografia, como é o caso das chamadas molduras-caixa. Com bordas grossas e, por vezes, uma espécie de margem, esse modelo transmite aos olhos um efeito de profundidade. 

Seja para as fotos próprias, ou as compradas, fato é que sempre existirá a moldura perfeita. Basta ter um pouco de imaginação, uma pitada de criatividade e uma boa seleção, para conseguir visualizar as melhores combinações e, assim, arrasar na decoração, entregando um toque a mais de vida para o ambiente.