Negócios 6 dias atrás | Leo Saldanha

Produto na fotografia: como começar ou recomeçar?

Um plano simples para você ter uma ideia de trabalho até o lançamento em questão de dias e não semanas

por Revista FHOX

 

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Nas turmas do Foto+Produto ficou claro que os fotógrafos muitas vezes já vem com ideias sobre novos projetos. Produtos que podem sair do papel, mas que eles querem validar primeiro. Logo de início gosto de deixar evidente um ponto importante: confiar na intuição é importante. Grandes produtos surgiram com base nisso. O fato concreto é que nos livros de negócios ou de marketing de produtos o desenvolvimento de algo novo não precisa necessariamente ser demorado. Muito ao contrário, no mundo das coisas rápidas e com tudo muito acessível, por que não lançar logo, testar e ajustar para lançar de novo? Independente se você já tem ou não um produto, vamos pontuar itens relevantes desse processo. 

1 – sem produto tangível não tem negócio de fotografia. Com raras exceções e mesmo assim o produto físico vai bem. 

2 – preciso criar de forma colaborativa com meus clientes. E para tanto é necessário ouvir para criar com eles e para eles. 

3 – eu preciso pelo menos de um produto, mas posso ter mais de um. 

4 – o plano das startups funciona como inspiração para negócios de fotografia. 

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Produtos com o mesmo padrão oferecem algum diferencial?

Da lista acima o item 1 você já quer resolver. O item 2 também faz parte da etapa 4. Ou seja, para conversar você precisa de um plano e fazer pesquisa. A parte de conversar com os clientes pode ser informal ou formal. Usando o Stories, formulário do Google. Mas tudo vai para uma pergunta simples e que também não deixa de ser marketing: O que você gostaria que eu fizesse com fotos para você? O nível de detalhe e os desafios técnicos devem ser analisados e estudados nos pormenores. O importante é separar os elementos úteis das respostas e criar algo sólido com base nisso. O item 3 da lista acima também vai depender da parte 4. Destaquei ali só para já tirar sua dúvida. Você pode e deve ter mais de um produto. 

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O plano das startups adaptado para o mundo da fotografia e dos fotógrafos. 

O livro Sprint traz o conceito aplicado pelo Google na criação de um produto. Comece na segunda e teste na sexta. E se não der certo recomece na outra segunda e por aí vai. Lembrando de que de nada adianta criar um produto, testar e não avaliar os resultados para possíveis correções. 

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Aqui faço uma pausa para relembrar que existem diferentes níveis para os fotógrafos quando o assunto é produto. Tem os que não tem nenhum produto (esses no pior cenário possível). Os que têm produtos “mais do mesmo” e portanto sensíveis a guerra de preços. E por último em menor escala existem os profissionais que trabalham com diferenciação extrema. 

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De acordo com o livro Sprint o modelo de desenvolvimento passa por cinco etapas em cinco dias. Em uma simplificação a ilustração abaixo aborda cada etapa. 

Dica de Livro #001 - Sprint - O método usado no Google para testar e aplicar de Jake

Meu convite a você é que faça uma autoanálise sobre seu cenário atual. Minha perguntas para te ajudar no seu negócio são:

1 – Como estão os produtos?

2 – No que você é diferente dos outros nessa oferta de produtos?

3 – Caso não tenha um qual o motivo?

4 – Quem é seu público? E por que seu produto seria útil para ele? 

5 – E por que você faz o que faz? além de tentar ganhar dinheiro com fotografia…

A resposta para cada uma dessas questões é valiosa para dar os primeiros passos. Se você está começando agora e não tem nenhum cliente (ou vai recomeçar) o exercício não é muito diferente. O fundamental de qualquer forma é tentar responder da maneira mais realista e detalhada possível para ir ao ataque. Ah, não tem fórmula pronta para o sucesso de um produto. O que é óbvio é que sem ter um (ou ter um igual a todos os outros ofertados no mercado) não vai te levar a lugar nenhum. Se quiser mandar suas respostas para mim é só enviar em enfbyleosaldanha@gmail.com que será um prazer tentar te orientar de alguma forma. 

 

Veja também: Foto+Produto com 40% de desconto

Se precisar de ajuda na formatação do seu marketing sugiro o novo curso online da Escola de Negócios FHOX: Marketing (é ) Básico.  Ou se preferir também pode ler o livro: Marketing Básico para Fotógrafos 

Se você precisa melhorar o seu produto então o caminho é o Foto+Produto. 

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