Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Por que ter uma foto diferente já não é mais o bastante

Vídeo recente do canal gringo The Photographic Eye traz o conceito da Vaca Roxa de Seth Godin para a diferenciação na fotografia. Primeiro, recomendo que assista ao vídeo (ative o botão de legenda em português).

Entenda por que essa visão não faz muito sentido. Embora a ideia do livro seja ótima (ser diferente), quando adaptada para fotógrafos e suas fotos (como o vídeo tenta fazer) acaba se limitando. Talvez até seja paradoxal. O próprio apresentador comenta que são milhões de fotos compartilhadas todos os dias no Instagram, logo mesmo que seja uma “vaca roxa” isso talvez nem faça muita diferença. Algo que inclusive os comentários no próprio vídeo levantam como contraditório.

O assunto rende porque uma foto ser diferente (única) é uma questão subjetiva. E mesmo que seja, nos ruído da internet, não vai conseguir aparecer. Viralizar, criar “a foto”, tudo isso depende de outros fatores complexos e até a sorte poderia entrar nesse quesito. O fato é que o apresentador do vídeo mostra fotos famosas que se destacaram na história, mas naquele tempo nem existia internet.

Hoje, fotógrafos que se destacam não dependem só do Instagram para terem sucesso e mostrarem suas fotos. Algo que envolve estar presente em diferentes canais, colaborações e parceiros que ajudam nesse sentido. No fim, o conceito da Vaca Roxa (um ótimo livro de Seth Godin) merece atenção, mas no caso dos fotógrafos talvez não seja a melhor abordagem se aplicada a fotografia em si. O negócio da fotografia (e a divulgação faz parte disso) envolve diversos elementos como posicionamento de mercado, presença e um produto que vai além só do digital. Não é para menos que fotógrafos seguem investindo em livros, exposições e outras formas de aparecerem para seus clientes.

Precisa de um plano de marketing sofisticado e completo na fotografia? Conheça o Plano de Marketing Premium – FHOX

Veja também >>> Os 3 passos para se reposicionar no mercado – FHOX