Negócios 3 semanas atrás | Leo Saldanha

Philip Kotler e o fascinante case de negócios da Fujifilm

Considerado o "pai do marketing moderno", Kotler comenta sobre a história de renovação/inovação da Fujifilm. E de como a empresa superou a disrupção dentro do seu próprio negócio. A dica do guru é clara: você deve se reinventar sempre

por Revista FHOX

Não é toda a hora que você tem a chance de ter a visão de um dos grandes mestres mundiais do marketing falando sobre fotografia. No caso, Philip Kotler (que entre outras coisas o especialista que idealizou o conceito do marketing 4.0) aborda nesta entrevista todos os aspectos que levaram a Fujifilm de uma empresa desafiada com a fotografia analógica para uma marca gigante  reconhecida pelas inovações e superação. 

Boas empresas atenderão às necessidades; grandes empresas criarão mercados” – Philip Kotler

A história da Fujifilm é fascinante. Assim como outras empresas de legado, a fabricante enfrentou grandes desafios e disrupção. Mesmo com um mercado em transformação, a Fujifilm soube se reinventar, renascer. comenta Kotler na entrevista. Ele também analisou como foi esse processo. Já que ocorreu uma forte queda que veio com a chegada da tecnologia digital e como a Fujifilm soube se antecipar e investir em novas tecnologias e negócios. Aliás, a fabricante fez tudo isso sem deixar a fotografia de lado. Muito pelo contrário, soube se reinventar também no mercado fotográfico. Hoje a Fujifilm é referência em mirrorless, líder em vendas de câmeras instantâneas (categoria que segue crescendo no mundo) e com inúmeras inovações que mesclam digital e analógica com a própria linha Instax. E segue produzindo filmes e papéis fotográficos também com inovações constantes. Na área de impressão atua com impressoras inovadoras e com novos quiosques e recursos para ajudar o consumidor a criar produtos únicos e personalizados. E sem esquecer do case das lojas Wonder Photo Shop. Negócio de varejo de experiência que já conta com mais de 100 pontos no mundo todo.

Vale a pena assistir ao vídeo abaixo (filmado com uma mirrorless Fujifilm X-T3). Saiba mais: Fujifilm entrevista Philip Kotler

Leia também: R.U.M.O – uma novidade da Escola de Negócios Fhox