Negócios 2 anos atrás | Leo Saldanha

PastBook: uma das mais promissoras startups da Europa é da fotografia

Lista da celebrada revista Wired UK saiu no ano passado e indicou o site de impressão de photo books como uma das referências

por Revista FHOX

PastBook fica em Amsterdã na Holanda. A empresa criou um site que permite que você crie álbuns a partir das imagens postadas nas redes sociais. Pode ser do Instagram ou do Facebook (Google Photos e outros). O usuário consegue inserir legendas ou datas no photo books. O negócio foi funfado por Stefano Cutello e tem como um dos grandes diferenciais a facilidade em gerar o álbum. Segundo a marca, você leva menos de um minuto para criar um álbum individual ou colaborativo via redes sociais. O negócio começou na Itália em 2011 e depois se mudou para a Holanda. A empresa foi eleita no ano passado uma das startups mais promissoras da Europa em 2017 pela Wired. (creio que a única da fotografia, inclusive)

>> O estado da indústria fotográfica em 2018 (parte 1) 

O que chamou minha atenção logo na entrada do site é a possibilidade do visitante criar um álbum com as memórias mais marcantes de 2017. O usuário escolhe a rede social que vai puxar as fotos e em menos de 1 minuto a sugestão de photo book aparece na tela. A empresa digital holandesa segue uma tendência que é forte nesse ambiente: a facilidade e rapidez na criação de um álbum. Pois é sabido que os consumidores tem cada vez menos tempo e paciência para montar um produto desses. E a ideia de sugerir algo automaticamente e com um visual bonito tem um apelo e tanto. Melhor ainda é a possibilidade de criar álbuns a partir dos diferentes anos da rede social. Só quem tem conta no Facebook sabe o quanto causa emoção relembrar momentos que aparecem (nesse dia) de anos atrás. Imagine quando impresso e entregue em casa como presente ou surpresa?

>> Chatbooks e a tendência dos photo books automáticos 

A ideia de reviver os anos é poderosa. Afinal, quantas fotos estão esquecida em álbuns do Facebook ou no Instagram? Por sinal, isso me faz lembrar dessa matéria que saiu no Estadão e em outros sites de fora –  Segundo o ‘pai da internet’; é melhor você começar a imprimir suas fotos favoritas – Imprimir para não perder memórias faz todo o sentido. Sobretudo para os momentos importantes da nossa vida. Seja um aniversário, casamento e outros eventos relevantes.

O olhar da PastBook não é só para as redes sociais famosas. Pois dá para puxar arquivos do Dropbox, Picasa e Flickr (além de outros). E o produto? A PastBook diz que o álbum pode ter até 300 fotos em papel com 200g de gramatura. Com dois formatos e em capa mole ou dura. O negócio deu tão certo naquele país (e na Europa) que virou case de sucesso dentro do próprio Facebook. Lembrando que o enfoque do negócio é no consumidor final. https://www.pastbook.com/beautiful-photo-books/

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.