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Os 5 principais motivos para você investir em um plano de marketing na fotografia

Ponto crítico para o sucesso pois envolve foco com objetivos definidos a serem alcançados

“Táticas sem estratégia é o barulho antes da derrota” é uma das máximas do Sun Tzu (A arte da guerra), mas ele também definiu muito bem que “estratégias sem táticas é o caminho mais lento para a vitória”. Ou seja, de nada adianta traçar um plano sem pensar em ações práticas para garantir os resultados. É curioso notar que nas duas frases Tzu deixa claro que não dá para alcançar o sucesso sem um plano. Pois bem, no caso do marketing não é diferente. O fato é que um plano de marketing na fotografia é uma poderosa ferramenta de negócios. 

Mas o que é um plano de marketing? basicamente é traçar a estratégia e pensar nas táticas a partir das ações definidas. Na prática é ao mesmo tempo tático e estratégico. 

 Entenda a importância observando os 5 principais motivos para investir no seu plano:

1 – Você define o foco! Um dos principais problemas para fotógrafos e negócios de fotografia envolve não ter um objetivo definido. E pior, não tem um posicionamento de mercado claro que é justamente o que vai alinhar tudo em relação ao marketing na fotografia. Um plano ajuda a colocar foco no centro dos esforços. Não dá para ser tudo para todo mundo em um negócio de fotografia. 

2 – Você define o que precisa fazer de forma prática! Sabendo qual é o posicionamento e o foco você consegue entender os desafios e pensar em como vai fazer as ações. Aqui então entra a parte tática do que precisa ser feito em cada um dos elementos do composto do marketing. Desde preço, divulgação, produto, etc. Envolve pensar em investimentos, cortes e ajustes para obter o que quer de acordo com o foco (item 1). É sobre etapas e ações concretas. 

3 – Você parte para resultados com base em métricas/valores. Ora, se você definiu o objetivo em faturamento então é natural definir as métricas para avaliar de forma transparente. Acompanhando os números. As métricas são só financeiras? não somente, pois pode envolver novos contatos, novos clientes, alcance, etc. Curiosamente o que vemos hoje no mercado é uma busca por seguidores e que não gera resultado financeiro para manter o negócio. Claro, pode ser que essa seja a métrica escolhida porque seu objetivo maior no plano é ser reconhecido e virar uma marca lembrada no mercado. Mas de novo, isso estava no plano…

4 – Você passa a valorizar a consistência. O que representa deixar de ser um marketing reativo e do tipo “acelera e pausa”. O que mais acontece entre fotógrafos e negócios de fotografia em geral é pensar no marketing quando as coisas apertam. Traduzindo: “preciso vender”. Embora vendas faça parte do marketing, trata-se de algo que é parte do processo e não tende a ser consistente. Como assim? O profissional precisa vender, parte para ações de divulgação, vende e se tiver resultado acaba parando até precisar vender de novo. Marketing é sobre consistência e trabalho frequente para deixar de ser um negócio do tipo “acelera, vende e pausa” repetindo isso até as coisas apertarem novamente. O plano de marketing orienta e deve puxar tudo como parte da estratégia e do que foi programado para atingir os objetivos. As marcas e profissionais referência do mercado têm algo em comum: consistência de marketing. 

5 – Simplicidade, humildade e clareza. Não adianta criar um plano mirabolante, complexo e irreal. “Quero ser o melhor fotógrafo e atender 10 mil pessoas em um ano” não é nada razoável. Um plano de marketing efetivo não é ciência de foguete, na verdade é simples, direto, conciso e honesto (com você mesmo!). Algo que pede humildade e autoconhecimento. O principal de tudo é entender que um plano de marketing direciona e dá clareza para seus esforços e crescimento na sua carreira na fotografia. 

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