Só em 2017, o mercado de drones faturou 300 milhões de reais no Brasil. Segundo a publicação do Diário do Comércio, o segmento vai crescer em 30% até o fim desse ano. Ainda de acordo com o artigo, os drones estão presentes em todo o país com concentração de 62% dos aparelhos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Até 2020 esse mercado deve dobrar ou até triplicar de tamanho. Os dados são da ANAC (agência nacional de aviação) e do DroneShow, maior evento direcionado para esse mercado. O panorama é promissor:
– 2 mil empresas trabalhando com drone cadastradas no Brasil.
– 34 mil pessoas físicas cadastradas como operadores de drones por aqui. Algo que representa crescimento de 200% em oito meses.
– Existem 100 mil drones registrados no país. O número tende a crescer com a regulamentação do setor provida pela ANAC.
– O setor que lidera no uso é agricultura, seguido da área de infraestrutura (construção civil e afins), mapeamento e segurança (pública e privada) também avançam.
– os drones mais populares no Brasil são os modelos tipo quadricóptero.
>> Anafi: o novo drone compacto e inteligente da Parrot
Um bom exemplo de como o uso pode ser variado e extenso é o caso relatado pela revista norte-americana Fast Company. Uma reportagem que mostra os índios que estão usando os drones para comprovar o desmatamento da Amazônia peruana. Uma tribo do Peru conseguiu impedir a construção ilegal de uma estrada na floresta graças a tecnologia. O programa piloto da ONG Oxfam (promove direitos humanos e contra a desigualdade).
A ONG dou o drone e treinou os índios para combater o desmatamento na selva. Tudo via AIDESP (Associação Interétnica de Desenvolvimento da Selva Peruana). A instituição representa 109 comunidades indígenas. O trabalho acaba sendo em parceria entre a AIDESP e as tribos. Um case fascinante e efetivo de como os drones podem funcionar como uma poderosa arma contra problemas dos mais variados.
A matéria da Diário do Comércio é bem completa trazendo outras questões como aplicação pelas grandes empresas e outros assuntos importantes. Veja aqui: Diário do Comércio.
Deixe uma Mensagem