Negócios 1 ano atrás | Leo Saldanha

O mercado de drones não para de crescer

Matéria do Diário do Comércio indica que a categoria está bombando e que cresceu 200% nos últimos oito meses

por Revista FHOX

Só em 2017, o mercado de drones faturou 300 milhões de reais no Brasil. Segundo a publicação do Diário do Comércio, o segmento vai crescer em 30% até o fim desse ano. Ainda de acordo com o artigo, os drones estão presentes em todo o país com concentração de 62% dos aparelhos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Até 2020 esse mercado deve dobrar ou até triplicar de tamanho. Os dados são da ANAC (agência nacional de aviação) e do DroneShow, maior evento direcionado para esse mercado. O panorama é promissor:

– 2 mil empresas trabalhando com drone cadastradas no Brasil.

– 34 mil pessoas físicas cadastradas como operadores de drones por aqui. Algo que representa crescimento de 200% em oito meses.

–  Existem 100 mil drones registrados no país. O número tende a crescer com a regulamentação do setor provida pela ANAC.

– O setor que lidera no uso é agricultura, seguido da área de infraestrutura (construção civil e afins), mapeamento e segurança (pública e privada) também avançam.

– os drones mais populares no Brasil são os modelos tipo quadricóptero.

>> Anafi: o novo drone compacto e inteligente da Parrot 

Um bom exemplo de como o uso pode ser variado e extenso é o caso relatado pela revista norte-americana Fast Company. Uma reportagem que mostra os índios que estão usando os drones para comprovar o desmatamento da Amazônia peruana. Uma tribo do Peru conseguiu impedir a construção ilegal de uma estrada na floresta graças a tecnologia. O programa piloto da ONG Oxfam (promove direitos humanos e contra a desigualdade).

 

A ONG dou o drone e treinou os índios para combater o desmatamento na selva. Tudo via AIDESP (Associação Interétnica de Desenvolvimento da Selva Peruana). A instituição representa 109 comunidades indígenas. O trabalho acaba sendo em parceria entre a AIDESP e as tribos. Um case fascinante e efetivo de como os drones podem funcionar como uma poderosa arma contra problemas dos mais variados.

A matéria da Diário do Comércio é bem completa trazendo outras questões como aplicação pelas grandes empresas e outros assuntos importantes. Veja aqui: Diário do Comércio.

>> CAMERACLUB: BENEFÍCIOS E DESCONTOS EM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS EM UMA COMUNIDADE COM MAIS DE 4 MIL MEMBROS 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.