Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


O desafio de (re)encontrar um nicho de mercado

Uma das buscas que mais se acelerou nos últimos dois anos foi quanto à reposicionamento e buscas por novos nichos de atuação. E deve se intensificar ainda mais em 2022

Na semana que completamos dois anos de pandemia no Brasil (oficialmente) vale pensarmos na transformação ocorrida para muitos profissionais e empreendedores do ramo. A busca por uma nova frente de atuação dentro da própria fotografia. Em uma pesquisa em 2020, 60% dos entrevistados (mais de 1500 que responderam) disseram que buscavam formas de diversificar dentro do próprio mercado. Na teoria, isso representa ao mesmo tempo a chance de continuar atuando na fotografia. Contudo, na prática os desafios se mostraram consideráveis para muitos nesse processo (que continua sendo complexo). 

Marketing lateral como ferramenta de diversificação. Essa forma de pesquisar oportunidades envolve olhar para o que está próximo (e que muitas vezes é óbvio) e estruturar a nova forma de atuar na fotografia. Exemplo: a fotógrafa que só fazia newborn e passou a olhar para aniversários, gestantes, partos e pets. No fim é tudo família. O marketing lateral pode ser uma escolha de um nicho só e tentar expandir nele. Ou abrir várias frentes aproximadas como no exemplo acima. Lembrando que ao escolher muitos nichos o desafio cresce na mesma medida. Por que isso envolve produtos, precificação que podem ser distintas e sobretudo a divulgação. 

Não esqueça do posicionamento de mercado. Isso quer dizer que não dá para fazer tudo para todos. Que o estilo super generalista gera confusão e não facilita adicionar valor a sua marca e negócio. Uma fotógrafa de família decide focar só em gestante além dos ensaios com famílias que ela já vinha fazendo. 

O super nicho também é uma escolha. Fazer uma coisa específica para ter menos concorrência é um caminho. O risco é de ficar muito fechado e desse mercado não ser viável para sustentar o negócio. Caso do pet newborn, já que tentar viver só de fotos de recém-nascidos de gatos e cães é muito restrito. 

O grande desafio de aliar posicionamento e nicho. Não dá para ser tudo para todos, então precisamos fazer escolhas. O primeiro passo é entender quem é você neste negócio, quem atende e qual seu posicionamento de mercado hoje. Em seguida, estudar a concorrência, as pessoas que atende e quer atender e fazer uma análise de tudo isso para definir tanto seu posicionamento e qual oportunidade inexplorada que pode se tornar o novo nicho de atuação. 

Se precisar de ajuda com o marketing e em fazer um olhar para isso conte com o Plano de Marketing 2022. Saiba mais aqui:  QUERO MEU PLANO DE MARKETING