1 mês atrás | Leo Saldanha

Nova ferramenta do Facebook/Instagram vai dar mais proteção aos criadores de imagem e conteúdo

Novidade foi anunciada pelo Facebook e vai ajudar fotógrafos a terem mais controle sobre uso indevido de imagens nas redes sociais

por Revista FHOX

 

 

O Facebook anunciou nessa última semana uma novidade que vai agradar aos fotógrafos e criadores de conteúdo. Trata-se de uma ferramenta que dará mais poder de proteção no gerenciamento de fotos. Algo que vai vale tanto para o Facebook quanto o Instagram. Batizado de Gerente de Direitos para Imagens, o recurso permite aos criadores acesso a uma tecnologia que já existia e estava disponível para vídeos roubados. A função estará disponível no Estúdio de Criadores do Facebook. Com ela os donos das fotos tem controle total sobre as fotos tanto no Face quanto no Insta. E vale até para fotos que forem incorporadas em sites externos.

Como funciona? para tanto, o dono da imagem terá que fornecer ao Facebook uma cópia das imagens que quer proteger. Além de um arquivo em CSV com metadados da imagem. Feito isso, o Facebook vai carregar esse conteúdo no Rights Manager e passar a localizar e rastrear as fotos nas duas redes sociais. Importante destacar que o criador não vai precisar postar as imagens no Face ou Insta para que esse recurso funcione. O dono das fotos pode escolher se vai monitorar, bloquear ou pedir atribuição de crédito. Poderá até escolher se os direitos valem para um país ou o mundo inteiro.

Incorporar não é mais tão simples – Segundo sites de tecnologia, essa novidade é mais voltada para quem possui um grande catálogo de imagens e que fazem uso frequente das redes sociais para postar trabalhos. Pois para quem posta raramente já existe um formulário para reportar uso indevido de fotos. O tema é importante porque nos Estados Unidos e outros países a justiça já tinha determinado que se a conta não é privada ela não pode reclamar de fotos incorporadas em sites e afins. Ou até mesmo em compartilhamentos.

Did Instagram Just Say It's Rewriting Online Copyright?

A Newsweek, importante publicação norte-americana de notícias, publicou uma matéria no site usando um foto do Instagram incorporadas no corpo do texto. O fotógrafo acionou judicialmente e a justiça permitiu o uso do veículo porque estava aberto para todos. O Instagram mudou o discurso depois desse caso indicando que a incorporação de fotos não prevê licença. Ou seja, está errado. O site Marshable também pela mesma situação. A mudança com esse serviço novo tornará a vida de quem usa fotos indevidamente mais difícil. Para os fotógrafos é uma ótima notícia com um caminho para controlar digitalmente e online suas fotografias. Com esse novo sistema de gestão de direitos para Imagens surge uma nova via de controle. Dando ao fotógrafo o poder de escolha se as pessoas e canais poderão compartilhar, incorporar e fazer uso dessas fotos. Quem quiser se inscrever e testar pode entrar aqui: https://www.facebook.com/rights_manager/apply