Negócios 3 semanas atrás | Redação

Nikon: os novos resultados financeiros anunciados pela marca são preocupantes

A tradicional fabricante japonesa divulgou os números referentes a primeira metade do ano fiscal de 2019

por Revista FHOX

Os números ruins da Nikon já circulam em sites de fotografia e de finanças de fora. A receita caiu 13.3% e o lucro operacional teve queda de 42.9%. O lucro antes dos juros e impostos (EBIT) caiu 40.6%. A receita de um ano para outro no comparativo teve redução de 21.1% e o lucro com queda geral de 84.7%. Todos as informações oficiais estão aqui: Nikon.

Contudo, a divisão de imagem (onde estão as câmeras) teve alguns dados positivos. Pois cresceram as vendas de câmeras premium (os modelos de ponta). Sobretudo em mercados importantes como Europa e América do Norte. Muito por conta do crescente interesse nas mirrorless. O que puxou negativamente o resultado foi a forte desaceleração nas vendas de DSLRs na Ásia. Com tantos indicativos ruins, a Nikon obviamente ajustou as projeções para baixo até o fechamento do ano fiscal (março de 2020). A fabricante reconheceu que ocorre uma conversão de interesse e adesão das reflex para as mirrorless. Outro ponto que merece destaque é que a estimativa da Nikon era de vender mais mirrorless do que tinham projetado.

Leia também: R.U.M.O – uma novidade da Escola de Negócios Fhox

A Nikon diz que vai intensificar o foco nos segmentos de entusiastas e profissionais e que deve expandir a linha de lentes. Outro anúncio é de que a marca deve reestruturar a divisão de imagem e rever de forma drástica a estratégia de vendas de câmeras daqui para frente. Embora não esteja claro o motivo dessa redução nas vendas de DSLRs na Ásia, não é difícil imaginar que são dois os motivos que impactam naquele mercado. Primeiro, o avanço das mirrorless com Sony, Canon e Fujifilm avançando na categoria. E segundo, não dá para esquecer da popularização dos smartphones premium que avançam com força no continente. Com câmeras cada vez melhores e recursos sofisticados de foto e vídeo. Olhando pelo lado positivo, a Nikon conseguiu alguns bons resultados com mirrorless e os modelos de ponta. Resta saber se a empresa vai conseguir uma estratégia realmente agressiva para virar esse quadro em 2020.

APOIE O MELHOR CONTEÚDO!
A MISSÃO DA FHOX SEGUE A MESMA FAZ 30 ANOS. NOSSO OBJETIVO É LEVAR INFORMAÇÃO ÚTIL E DE QUALIDADE PARA AJUDAR OS LEITORES QUE ATUAM E APRECIAM A FOTOGRAFIA. A FHOX É MUITO MAIS DO QUE UMA REVISTA, TRATA-SE DE UMA PLATAFORMA INTEGRADA QUE OFERECE CONTEÚDOS EM DIFERENTES CANAIS (SITE, IMPRESSO, EVENTOS, VÍDEOS E PODCAST). UMA CENTRAL DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO PARA FOMENTAR AS MELHORES PRÁTICAS E NEGÓCIOS DA FOTOGRAFIA. ASSINE A FHOX! E NOS AJUDE A CONTINUAR CRIANDO MELHOR INFORMAÇÃO PARA VOCÊ!