Negócios 2 meses atrás | Leo Saldanha

Nikon com resultados ruins lá fora

Números financeiros do último fiscal mostram que a fabricante segue com queda nas vendas de reflex

por Revista FHOX

A Nikon anunciou os números do último ano fiscal que se completou no dia 1 de abril de 2018 até 31 de março de 2019. Com queda na receita de 17.9% em comparação com o ano anterior. Em termos financeiros a perda foi de 64.6 bilhões de ienes.

DPReview

Contudo, o resultado com as vendas de câmera full-frame cresceram nos últimos dois anos. O que trouxe o faturamento para baixo foi a queda nas vendas de câmeras com lentes intercambiáveis (reflex). A divisão de imagem sentiu a queda nos lucros com 8.3 bilhões de ienes a menos do que no ano anterior. A divisão de equipamentos de precisão e saúde foi bem com lucro. A previsão para a marca não é favorável. A Nikon disse que espera ainda maior queda nas vendas de reflex até 2020. Não chega a ser uma surpresa já que as vendas de mirrolress crescem e é sabido que as câmeras DSLR estão sentindo uma redução de procura. Algo que já abordamos nessa outra matéria.

Veja também: Nova turma da Escola de Negócios FHOX no fim de maio

É inegável que as mirrorless e a concorrência de outras marcas estão afetando as vendas da fabricante

Leia também: FHOXCast em nova fase

Por que a notícia é importante? Diferente da Canon, a Nikon não conta com outras áreas robustas para fazer frente na compensação de perdas com a diminuição das vendas de câmeras. Lembrando que a Canon conta com impressoras de pequeno, médio e grande porte e atuação forte em áreas corporativas e de saúde. A Canon ainda anunciou a entrada no mercado de câmeras instantâneas. Outro ponto que merece destaque é a competição forte com Sony e Fujifilm. Já que as duas seguem bem e avançando com suas câmeras sem espelho sendo cada vez mais bem recebidas por profissionais de foto e vídeo de diversos segmentos.

Leia também: Movimento Imprimir 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.