Smartfhox 6 meses atrás | Leo Saldanha

Nike usa a realidade aumentada para um recurso engenhoso

Novo app indica o tamanho certo do tênis e vai ajudar tanto na consulta on-line quanto nos pedidos nas lojas físicas da marca

por Revista FHOX

Uma pesquisa da Nike mostrou que a 60% vestem o tamanho errado de calçado. E por conta disso, a empresa criou o Nike Fit. Trata-se de um aplicativo que usa visão computacional, e inteligência artificial para dizer o número certo do tênis. Basta abrir a aplicação no smartphone apontar para os pés descalços e esperar a sugestão que já encaixa o tênis na tela e diz a numeração correta. Com um uso bem intuitivo e segundo a Nike o processo todo leva menos de um minuto. Além de mostrar o número correto, o Nike Fit sugere ainda calçados similares comprados por pessoas com o mesmo tamanho e até a sugestão de formas mais confortáveis. O sistema aprende com o tempo e o uso dos usuários. Ou seja, traz tecnologia de aprendizado de máquina e deve evoluir com o tempo se tornando ainda mais preciso. Funciona também com um banco de dados que reúne informações de banco de dados com tipos de materiais.

Veja também: Nova turma da Escola de Negócios FHOX no fim de maio

Leia também: FHOXCast em nova fase

Outro detalhe importante: a medição só ocorre uma vez e as informações ficam gravadas no Nike Fit. O usuário não precisa fazer de novo e daí para frente basta pedir as recomendações do algoritmo.  Algo que tem tudo para ajudar não só nas compras em casa. Já que a ideia da Nike é combinar o app com o e-commerce facilitando o que sempre foi um desafio para quem compra roupas e calçados pela internet: o tamanho das peças. Só que nas lojas e com as informações cadastradas os vendedores também terão essas informações e poderão ajudar de forma mais rápida e precisa o usuário que já possui o app. Para isso vai bastar o vendedor escanear um QR Code do app do cliente Nike Fit direto na tela do smartphone. O aplicativo por enquanto está disponível só nos EUA e a marca já disse que deve chegar ao mercado europeu em breve. Bela novidade que tomara chegue logo por aqui.

Leia também: Movimento Imprimir 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.