Abundância de imagens é o que mais temos por aí. As pessoas não procuram fotógrafos porque necessitam disso de uma forma natural.O processo olhando pela ótica da pessoa que contrata é bem distinto. Vamos olhar para isso?
- Eu quero celebrar o momento.
- Eu quero poder relembrar
- Eu quero que a história contada mostre a mim e a minha família da melhor forma possível.
- Eu quero pagar pouco
- Eu quero me sentir bem comigo mesmo quando olhar para essas histórias.
- Eu quero poder compartilhar isso com amigos, parentes.
- Talvez eu queira me mostrar. Talvez eu queira aparecer melhor do que sou realmente.
- Talvez eu não queira que a história seja tão autêntica. Talvez eu queira.
- Talvez eu não saiba o que eu quero.
- Talvez eu queira uma experiência, embora não saiba dizer muito bem como seria isso.
- Certamente quero me sentir bem comigo mesmo. Antes, durante e depois.
- Eu não vivo no seu mercado e não sei nada ou quase nada sobre todo o resto que você talvez considere tão importante.
- Eu, minha família, noiva, filho, pet, empresa, etc. Tudo isso é essencial.
- Eu tenho um smartphone e estou conectado o tempo todo.
- Eu tenho muitas possibilidades para escolher no seu mercado. E bem baratinho…distante a um deslizar do meu dedo.
- Não sei nada de fotografia e vivo em um mundo de imagens. Tudo é digital. Tudo é fácil e grátis neste mundo.
Poderíamos incluir muitos outros “pensamentos” sobre o comportamento de compra. Ele vai variar. E pode mudar muito ainda mais agora com a pandemia. “Talvez eu pague muito porque sou vaidoso e quero mostrar isso”. Talvez ele entenda de fotografia. Ou pior, por achar que entende.
A Idade da Pedra não acabou por falta de pedras, e a Idade do Petróleo irá acabar muito antes que o mundo fique sem petróleo. (Sheik Ahmed Zaki Yamani).
Independente de quantas situações possamos simular sobre as pessoas que consomem…o importante é entender que o consumo não é sobre o que a gente quer. Na pesquisa da FHOX com mais de mil fotógrafos 20% disseram que estão faturando mais do que antes da pandemia. Esses fotógrafos e negócios de fotografia estão em outro patamar por quê? Vendem experiências? Tem marcas fortes? São desejados por alguma razão? é magia? é só marketing? Eu acredito que não se trata só de uma questão de concorrência extrema e do mundo online. É mais sobre o que ele (cliente) quer e o que você pode fazer sobre isso. Sem olhar para cada um dos itens citados na nossa lista (faça a sua) e buscar essas respostas (que estão longe de serem fáceis) o produto e mesmo o serviço perdem valor. E aí não é só você que não precisa de produto, o cliente também nem vai precisar.
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