Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

Não é você que precisa de produtos!

Resultado de imagem para digital world acess

Abundância de imagens é o que mais temos por aí. As pessoas não procuram fotógrafos porque necessitam disso de uma forma natural.O processo olhando pela ótica da pessoa que contrata é bem distinto. Vamos olhar para isso?

  • Eu quero celebrar o momento. 
  • Eu quero poder relembrar
  • Eu quero que a história contada mostre a mim e a minha família da melhor forma possível. 
  • Eu quero pagar pouco
  • Eu quero me sentir bem comigo mesmo quando olhar para essas histórias. 
  • Eu quero poder compartilhar isso com amigos, parentes. 
  • Talvez eu queira me mostrar. Talvez eu queira aparecer melhor do que sou realmente. 
  • Talvez eu não queira que a história seja tão autêntica. Talvez eu queira. 
  • Talvez eu não saiba o que eu quero. 
  • Talvez eu queira uma experiência, embora não saiba dizer muito bem como seria isso.
  • Certamente quero me sentir bem comigo mesmo. Antes, durante e depois. 
  • Eu não vivo no seu mercado e não sei nada ou quase nada sobre todo o resto que você talvez considere tão importante. 
  • Eu, minha família, noiva, filho, pet, empresa, etc. Tudo isso é essencial. 
  • Eu tenho um smartphone e estou conectado o tempo todo. 
  • Eu tenho muitas possibilidades para escolher no seu mercado. E bem baratinho…distante a um deslizar do meu dedo. 
  • Não sei nada de fotografia e vivo em um mundo de imagens. Tudo é digital. Tudo é fácil e grátis neste mundo. 

Resultado de imagem para digital world acess

Poderíamos incluir muitos outros “pensamentos” sobre o comportamento de compra. Ele vai variar. E pode mudar muito ainda mais agora com a pandemia. “Talvez eu pague muito porque sou vaidoso e quero mostrar isso”. Talvez ele entenda de fotografia. Ou pior, por achar que entende. 

A Idade da Pedra não acabou por falta de pedras, e a Idade do Petróleo irá acabar muito antes que o mundo fique sem petróleo. (Sheik Ahmed Zaki Yamani).

Independente de quantas situações possamos simular sobre as pessoas que consomem…o importante é entender que o consumo não é sobre o que a gente quer. Na pesquisa da FHOX com mais de mil fotógrafos 20% disseram que estão faturando mais do que antes da pandemia. Esses fotógrafos e negócios de fotografia estão em outro patamar por quê? Vendem experiências? Tem marcas fortes? São desejados por alguma razão? é magia? é só marketing?  Eu acredito que não se trata só de uma questão de concorrência extrema e do mundo online. É mais sobre o que ele (cliente) quer e o que você pode fazer sobre isso. Sem olhar para cada um dos itens citados na nossa lista (faça a sua) e buscar essas respostas (que estão longe de serem fáceis) o produto e mesmo o serviço perdem valor. E aí não é só você que não precisa de produto, o cliente também nem vai precisar. 

Você tem produto diferenciado na fotografia? O curso online ao vivo Foto+Produto ocorre nos próximos dias 10 e 11 de março. Saiba mais aqui: Foto+Propduto ao vivo