Mercado 2 anos atrás | Leo Saldanha

Shutterstock: as principais tendências visuais e de design para 2018

Grandes marcas, como Google, Apple, Facebook já têm investido pesado em realidade aumentada e virtual.

por Revista FHOX

Tradicionalmente nesta época do ano a Shutterstock lança as tendências que devem guiar o ano que vem. Um material interessante que serve tanto para designers quanto para fotógrafos. Segundo a empresa, a tipografia criativa, cores vivas, ilustrações personalizadas, dupla exposição dupla e realidade aumentada serão os destaques de 2018.

A parte de realidade aumentada é algo que a FHOX destacou na última edição impressa. Veja os destaques que a Shutterstcock preparou:

1 – Tipografia criativa – Sai de cena o padrão e comum e entra em cena projetos exclusivos desenhados à mão. Isso inclui tipografia criativa e ousada, tipografia cortada e tipografia que interage com elementos da vida real. Algo que faz todo o sentido, já que tudo caminhava em uma direção de criações automatizadas. A personalização será um diferencial.

 2 – Diferentes tonalidades na dupla exposição  – Saem as fotos convencionais de dupla exposição e sobressai o estilo combinando tons para criar um visual feito de duas imagens sobrepostas em cores monocromáticas. Ou seja, é fazer dupla exposição com tons diferenciados e brincando com cores.

3 – Segundo a Shutterstock, as divisões de canais de cores, que compreendem duas fontes de luz reais para desenvolver um aspecto mais moderno, também estão aumentando.

4 – As grandes marcas de tecnologia (em geral) investindo pesado em realidade aumentada e virtual. Google, Apple, Facebook e outras grandes empresas já começaram a incorporar a realidade aumentada na sua produtos e serviços. Gigantes do varejo de móveis já usam a realidade aumentada para simular móveis em casa e estúdios de cinema e tevê criaram parcerias com redes sociais para inserir cartões e efeitos criativos com realidade aumentada para o consumidor final. No mercado fotográfico a função mais visível da tecnologia é vista aqui: MagiPix.

>> Aumentando a realidade na fotografia

5 – Cores vivas (e gradientes) – resumindo é a influência do estilo do logo do Instagram que mistura as cores tornando tudo mais vivo. O design que envolve cores mais vivas, simples e com gradiente colorido. Para saltar aos olhos indicando um certo movimento. Trata-se de um estilo que se encaixa com gráficos 3D coloridos e fontes.

6 – Ilustrações desenhadas a mão e personalizadas – é curioso que quem puxa essa tendência são justamente as gigantes de tecnologia. E faz todo o sentido, já que algo feito de forma manual é único. Google , Airbnb e McDonald’s optaram por ilustrações personalizadas em suas campanhas. Prepare-se para design desenhados à mão e personalizados mais presentes e que se fundem com outros elementos da lista de tendências da Shutterstock.

Quer saber mais? Acompanhe o conteúdo completo que a empresa vai lançar no começo de 2018 clicando aqui: Shutterstock 2018.

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.