Mercado 2 anos atrás | Leo Saldanha

Minted Photo-OP: um serviço tipo Uber para sessões fotográficas e fotos em eventos

Lançado oficialmente nessa semana, o serviço de retrato em casa começou a funcionar nos Estados Unidos.

por Revista FHOX

mintedphotoop

Batizado de Photo-Op, a novidade não agradou os fotógrafos de San Francisco, Nova York e Los Angeles. Funciona assim: o cliente entra no site e reserva o fotógrafo de acordo com a necessidade fotográfica. Custa a partir de 100 dólares para 30 minutos de sessão (e inclui uma série de produtos impressos vendidos separadamente). A empresa garante que os fotógrafos são profissionais e que entregam fotos com qualidade. Tudo é feito pelo sistema criado pelo Minted (um marketplace de design). Os criadores dizem que a ideia é dar uma opção fácil e rápida para quem não quer um fotógrafo caro ou que vá ficar muito tempo no evento. A fundadora, Mariam Nacify disse em entrevista recente que a geração conectada de hoje espera serviços convenientes em casa. “A fotografia deve entrar na mesma categoria de chamar um motorista ou pedir uma refeição” disse ela.

>> Shootly: um serviço tipo “Uber” para fotos e vídeos

11.5x14_calendar
Diversos fotógrafos norte-americanos, sobretudo das cidades afetadas, ficaram incomodados com a novidade (com direito a post no celebrado site do Petapixel). Minted diz que os profissionais podem se cadastrar e que podem controlar a própria agenda e que terão liberdade criativa. O consumidor deve responder algumas questões no site e indicar o estilo de foto que procura para fazer o “match” com o fotógrafo ideal para aquele trabalho. A empresa diz que pode subir o preço de acordo com a demanda e que todo o serviço ainda está em fase de testes.

Será que o Photo-Op da Minted vai se expandir pelos Estados Unidos e inspirar cases parecidos em outros países. Na verdade já existem empresas atuando de forma semelhante no estilo Uber para fotografia em outros países.

minted1

Dentro do site do Minted o cliente encontra duas opções: fotógrafo independente (mais personalizado) e a opção mais barata do Photo-Op. Fundada em 2007, a Minted conta com 125 funcionários e fica em San Francisco na Califórnia. Saiba mais: https://www.minted.com/photo-op

Screen Shot 2017-11-19 at 6.54.27 AM

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX