Mercado 2 anos atrás | Redação

Google e Getty Images anunciam parceria. Entenda porque isso é uma boa notícia para os fotógrafos

O Google tornará as reivindicações de direitos autorais mais visíveis na busca de imagens e sem link para arquivos em alta direto no buscador

por Revista FHOX

As duas empresas anunciaram na última semana um acordo de licenciamento global com Getty Images. A nova parceira surge quase dois anos depois que a Getty entrou com uma ação contra o Google na Comissão Européia. A parceria prevê a mudança no sistema de busca de imagens no Google. Com isso, as garantias de direitos autorais estarão mais visíveis na busca e a melhor parte é a remoção de links de imagens de exibição para o URL da imagem.

>> Getty Images Françã: sem Photoshop 

O banco de imagens acusava o Google de criar galerias de conteúdo em alta resolução sem garantir os direitos autorais de suas fotos e dos fotógrafos. A Getty também acusou o Google de distorcer resultados de busca em favor dos seus próprios serviços. A parceria anunciada é uma vitória para a Getty e sobretudo um avanço na defesa do trabalho de fotógrafos cadastrados na empresa. Abre também um precedente para outras empresas com mudanças que protejam os direitos autorais de fotógrafos no sistema de busca de imagens do Google. A parceria surgiu como resultado de conversas entre o Google, os fotógrafos e os editores sobre como o mecanismo de pesquisa poderia fornecer melhor atribuição na busca de imagens.

“Vamos licenciar nosso conteúdo líder do mercado para o Google, trabalhando em estreita colaboração com eles para melhorar a atribuição do trabalho de nossos colaboradores e, assim, crescer o ecossistema”, disse Dawn Airey, CEO da Getty Images.

Vale ainda relembrar que em junho passado o Google teve que pagar mais de 2 bilhões de euros para a União Européia por manipular resultados de pesquisa que só favoreciam seus próprios serviços de compras em relação à concorrência. A empresa enfrenta agora normas muito mais rígidas dos reguladores europeus em relação ao seu mecanismo de busca, o que levou o Google a fazer mudanças estruturais em alguns dos seus serviços no exterior.

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX