Mercado 3 anos atrás | Redação

Cresce o interesse pelas câmeras descartáveis

Tema foi assunto de matéria recente do jornal Washington Post

por Revista FHOX

enjoy_04

O artigo destaca o aniversário de 30 anos da câmera descartável Utsurun-desu da Fujifilm. Hoje lojas de fotografia japonesas notam o crescimento e interesse no consumo deste tipo de produto. O perfil dos compradores? Jovens de 20 poucos anos e adolescentes. O interesse do público vem por diversos fatores, entre eles o apelo visual do analógico, imagens com ruído, granulação, aparência leve, despojada e textura fotográfica dos filmes fotográficos.

O fato é que jovens japoneses e de outras partes do mundo mostram uma que é cada vez maior o interesse pelas tecnologias analógicas. Não só na fotografia, mas também na compra de discos de vinil, por exemplo.

O texto traz ainda um dado relevante: o mercado japonês consumiu quase 90 milhões de câmeras de uso único em 1997. Em 2012, as vendas foram de 4.3 milhões de câmeras descartáveis com tendência acendente. Outro destaque da matéria é o comportamento dos jovens com esses dispositivos. Os usuários estariam fotografando com os dispositivos analógicos para depois digitalizar e postar nas redes sociais. Vale lembrar que o CEO da Sony já tinha alertado no começo de 2016 sobre essa tendência. : “O vinil e o filme fotográfico terão uma segunda vida“.

Será que volta com força no Brasil também?