Mercado 2 anos atrás | Redação

Com Photoshop

Na França, imagens retocadas em trabalhos comerciais com modelos terão aviso de “fotografia retocada”

por Revista FHOX

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A medida é obrigatória para fotos usadas em propagandas com modelos em trabalhos comerciais. A ideia é prevenir transtornos de comportamentos alimentares, sobretudo nos mais jovens. As duas leis foram publicadas nessa sexta no Diário Oficial daquele país e começa a valer em outubro desse ano.

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De acordo com a definição do ministério de saúde francês, as fotos deverão ter a menção de fotografia alterada quando houver mudança na aparência no corpo das modelos. A obrigatoriedade vale para qualquer trabalho publicitário. Desde folhetos até catálogos.

Ainda segundo a lei, esse aviso será responsabilidade do anunciante. As autoridades francesas esperam que essas novas posições ajudem a mudar a percepção do corpo das mulheres e promover ideias de beleza mais acessíveis. Uma questão de saúde.

Outro ponto polêmico, as modelos precisarão de atestado médico para comprovar que o estado de saúde é saudável e que podem de fato trabalhar como modelos. Vale inclusive para profissionais de outros países que atuem nessa categoria na França. O ministério de saúde francês diz que as novas leis foram criadas em um trabalho conjunto com agentes do setor de publicidade e moda. Vale lembrar que Itália, Bélgica e Chile também já contam com leis similares.

Por que a notícia é importante? porque mostra uma mudança de comportamento e uma grande preocupação com retoques de Photoshop em trabalhos comerciais. Porque demonstra claramente que existe uma tendência mundial de menos edição nas imagens. Cresce o interesse de uma parcela mundial da população por fotos e modelos mais naturais e de verdade!