Mercado 3 anos atrás | Leo Saldanha

As vendas de câmeras do ano passado e as tendências para 2016

O site LensVid publicou um infográfico que mostra para onde vai o mercado

por Revista FHOX
Foto: Leo Saldanha
Foto: Leo Saldanha

 

O post da LensVid (site com vídeos cheios de dicas de fotografia) traz um olhar sobre as vendas e comparativo no consumo de diferentes tecnologias. A publicação é de fevereiro passado, mas merece um olhar cuidadoso. Naquele momento a previsão não contava com os terremotos no Japão que impactaram a produção da Sony (câmeras e sensores) e consequentemente a Nikon (que conta com sensores Sony).

Veja outros pontos interessantes levantados pela LensVid:

Olympus_Traveller_SH_25MR_Compact_Camera_Cute_Colors_Front_Center_Sexy_Trio_Dandy_Gadget_Digital_Cameras
Compactas devem sumir ou virar nicho. Contudo, câmeras menores e poderosas ganharam força nos últimos anos e isso não deve ser diferente para esse ano e 2017. Segundo a LensVid, a venda de câmeras de bolso deve cair ainda mais para 20 ou 15 milhões em 2016. Em 2015 o resultado foi de 22 milhões. Algo que tem relação direta com o avanço dos smartphones. Ou sendo mais claro, no ano passado vendemos 1/6 do que foi vendido no ramo em 2010.

lensvid2015-728x410
A fatia que realmente importa aos fabricantes é do continente europeu. Região que representa 1/3 das vendas mundiais. Já quanto a lentes é o mercado asiático que movimento 30% do consumo mundial (com o Japão representando 45% nesse volume).

phpdzhsu3
A produção de DSLRs estabilizou em 10 milhões de unidades ano. Vendas de lentes tinham acelerado nos últimos anos e depois estabilizou.

82b08e5c-65da-11e6-98ff-20252d6fa197
Vendas aquecida em diversos países, sobretudo emergentes. Publicamos uma matéria nessa semana que mostra que os smartphones até podem até ajudar nas vendas de DSLRs na Índia. Parece que é um movimento forte em toda Ásia.

maxresdefault
As vendas de mirrorless crescem, embora de forma tímida e com avanço em todas as regiões. Câmeras reflex e sem espelho vão disputar uma fatia maior no segmento de captura. Com mais consumidores finais sendo convertidos.

No fim fica a percepção de que em algum momento todos terão um smartphone. O que resta saber se esses usuários vão querer uma segunda câmera (poderosa) e se ela será mirrorless ou reflex. Algum palpite?

https://lensvid.com/

Acerca da compra de equipamentos, responda nossa pesquisa abaixo:

Como você adquire seus equipamentos?