Smartfhox 5 meses atrás | Leo Saldanha

Meero: a plataforma de fotografia francesa recebe novo aporte e deve entrar na fotografia de casamento

Mais novo unicórnio francês recebeu aporte de 230 milhões de dólares e atingiu a marca de 1 bilhão de dólares de valor de mercado

por Revista FHOX
Meero avança. Do ano passado para cá mais de 20 mil novos fotógrafos cadastrados. A nova etapa vai envolver fotografia de casamento

Nós já noticiamos sobre a startup francesa Meero aqui na FHOX. A empresa francesa atua em 100 países e conta mais mais de 31 mil clientes (corporativos). Basicamente, o que a Meero faz é conectar fotógrafos com essas empresas digitais. Ela facilita o processo de contratação dos serviços e cuida de toda a parte de contato, processamento de imagens, etc. E fica com uma fatia do ganho do profissional. A Meero (fundada em 2016) avança com nova rodada de investimento porque vivemos em uma era da imagem e cada vez mais sites e empresas digitais precisam de um serviço de fotografia consistente e homogêneo (no estilo das fotos, etc).

Leia também: FHOXCast em nova fase

Airbnb é um dos clientes

A Meero diz que o fotógrafo interessado precisa ter um determinado equipamento para poder fazer o trabalho. A plataforma oferece workshops e encontros para ajudar a treinar os fotógrafos a seguirem o padrão visual em trabalhos como fotografia de comida (Uber Eats), hotéis (Expedia), imóveis (Airbnb) entre outros. Matérias recentes sobre o novo aporte indicam que a marca vai entrar com mais força no mercado norte-americano. Alías, na última matéria que fizemos, a Meero contava com quase 40 mil fotógrafos cadastrados no mundo todo (inclusive no Brasil). E atualmente está perto dos 60 mil. Cresceu também o número de pessoas no time da empresa e deve crescer ainda mais. Passando dos atuais 600 funcionários para 1200 até o fim do ano. E deve chegar em 2000 até o fim do ano que vem.

Centro de tecnologia e inteligência artificial em Paris

A inteligência artifiicial é um ponto importante no serviço. Com tratamento de grandes quantidades e edição de milhares de imagens para a entrega direta nos sites do parceiros. Os planos da Meero até então só envolviam corporação com necessidades de fotos de alta qualidade para seus produtos e serviços. Só que em entrevistas recentes o fundador e CEO já indicou o próximo mercado que ele está de olho: casamentos. Ou seja, a empresa vai passar a atender consumidores finais com serviço de fotografia profissional para casamentos e não é difícil imaginar que expanda para fotografia de eventos, família, formatura e newborn.

Enquanto não lança nada para o nosso mercado, a Meero mostra que quer 5% da fatia global de fotos para sites de e-commerce (um mercado de 100 bilhões de dólares). Difícil duvidar da força da empresa com base em Paris (e que possui outros 4 escritórios). A França não tem muitos unicórnios, e a Meero já é considerada uma das empresas que mais cresce no ambiente competitivo europeu.

Uber Eats é um dos clientes

Ameaça e oportunidade – se (e quando) a oferta de serviço de fotografia de casamento se confirmar novos desafios devem se colocar ao mercado brasileiro. De um lado fotógrafo sem trabalho poderão ter acesso a eventos nos moldes de um Uber (a questão é se será um bom negócio de fato e quanto a Meero vai pegar para ela de cada serviço?). Por outro lado, profissionais estabelecidos terão que competir com mais uma oportunidade para noivos que não querem pagar muito e que buscam algo com alguns diferenciais (inteligência artificial, garantias de uma empresa global e preço competitivo). Outra grande questão: será que vai ter algum produto impresso nesse novo serviço de fotografia de casamento da Meero?

>> Participe da nova turma da Escola de Negócios FHOX em junho

Thomas Rebaud, CEO e fundador da Meero
Workshops, masterclasses e encontros para educar fotógrafos
O escritório de NY. Empresa já tem várias bases pelo mundo
>> BUSCANDO UM MERCADO DINÂMICO NA FOTOGRAFIA PARA INVESTIR? PARTICIPE DO CABINE PHOTO SHOW 2019
>> UMA NOVA FORMA DE ACESSAR O CONTEÚDO FHOX 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.