Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Mais lidas da semana: Os 3 principais diferenciais do plano de marketing na fotografia

Plano de Marketing na Fotografia é um produto digital colaborativo e único no mercado fotográfico. Agora  já disponível há algum tempo no mercado é possível traçar um perfil de quem investe e os motivos que os levam a fazer um plano desse tipo. E claro, também dá para traçar um perfil e os prováveis motivos de quem não vê valor no produto. 

Os 3 principais diferenciais na visão de quem compra o Plano de Marketing 2022:

1 – A vantagem da visão personalizada com base no seu próprio perfil e desafios. Ou seja, não é genérico. É um plano individual para o profissional da fotografia ou empreendedor do ramo com base naquilo que ele respondeu (pois o plano é colaborativo). É uma forma rica de ver cada um dos itens fundamentais do composto do marketing da fotografia. E sobretudo na questão de definir uma estratégia com objetivos e metas mensuráveis. 

2 – É prático e ao mesmo tempo teórico. Reúne as duas coisas, quem faz o plano é a própria pessoa seguindo as etapas simplificadas e assim tendo uma visão completa do marketing na fotografia. Mas traz ainda o conteúdo de embasamento teórico com o livro “Marketing Básico para Fotógrafos”, única publicação do tipo no Brasil. São mais de 200 páginas para entender o assunto. Ou seja, quem adquire coloca a mão na massa para seu próprio negócio e também pode estudar. 

3 – Identificar diferenciais e observar os problemas com uma visão completa. Quem fez já conseguiu identificar questões problemáticas que não conseguia ver sozinho. Desde desafios com produto, preço, ponto, divulgação e sobretudo posicionamento de mercado. E a partir disso atuar nos pontos fortes, fracos e em ações táticas para atingir os objetivos.  

As razões de não ter investido no plano…

1 – Por achar caro. Essa foi uma das respostas recorrentes até aqui. A verdade é que o plano de marketing 2022 é o produto mais acessível e completo da Escola de Negócios da Fotografia. A proposta de valor do “combo”  desse produto é muito maior do que o preço cobrado. Isso porque quem compra recebe: o Plano + o livro Marketing Básico para Fotógrafos + CheckUp de Marketing + Voucher com dinheiro de volta em impressão na IPSIS Pro. Ou seja, a entrega combinada desses produtos é muito maior do que o valor do plano em si. Contudo, o fato do fotógrafo ou empreendedor não notar isso tem relação direta com o próximo motivo para não fazer o investimento…

2 – Por que não entende que marketing já faz parte do negócio (mesmo que  não queira). Quem não investe não vê valor por achar que marketing é algo separado do negócio. Não consegue entender que posicionamento de mercado está ligado até com o tipo de fotografia que oferece. Chega a ser um paradoxo, pois na verdade  “viver da fotografia” tem no marketing parte crucial do processo. Pois, atrair e manter clientes é justamente do que trata o marketing. 

3 – Por querer algo pronto ou não acreditar em planos em tempos de tanta incerteza. Um plano de marketing genérico não funcionaria, e se fosse para criar o plano de forma individual (fazendo esse serviço para quem adquire) o valor seria muito maior. Esse é um ponto, nosso mercado ficou acostumado a receitas mágicas e fórmulas prontas e hoje muitos esperam isso até desta parte do marketing. Aqui vale a reflexão: você pode comprar tráfego e atrair milhares de pessoas para seu site ou redes sociais, mas de que vale atrair essa audiência se seu posicionamento de mercado e todos os itens do marketing estão sem estratégia? E o segundo ponto, para que fazer um plano quando as coisas estão tão incertas? Essa é fácil, nós fazemos um plano sabendo que ele vai mudar de tempos em tempos. O que não muda é saber o destino e os objetivos. 

Se você se identificou mais com o grupo dos que veem valor no marketing e não aguentam mais cursos ou estratégias genéricas…então conheça o Plano de Marketing 2022: Eu Quero Meu Plano de Marketing