Negócios 5 meses atrás | Regina Sinibaldi

Labs mais atentos à carteira de clientes

Segmento aprimora gestão frente à queda do tíquete médio

por Revista FHOX
Up Book.

Em um ano de fraca atividade econômica, labs/encadernadoras de médio porte redobraram suas atenções para a carteira de clientes, alguns até experimentaram crescimento como conta Rafael de Lima, do Go image, em Caxias do Sul (RS). “Estamos satisfeitos com o desempenho. A carteira de clientes cresceu, principalmente fora do Estado. São fotógrafos do Sudeste e do Nordeste. Isso é reflexo também de nossa participação em feiras e da ampliação da linha de fotoprodutos, com o lançamento de book card, cartões especiais com cortes diferenciados, árvore e bolas de Natal.”

Book Card da Go image. Produto diferenciado para atender fotógrafos de família e newborn

Renovação de clientes foi a marca de 2017 no Alfa Fotobook, em Cotia (SP). “Muitos desses novos clientes vêm de fora, como do Rio de Janeiro, Vitória, Palmas. O prazo de entrega dos álbuns é de quatro dias úteis, outra vantagem que oferecemos”, diz o diretor Walter Neumair. Para ele, o retorno pela participação em feiras é no longo prazo. “Costumo receber fotógrafos que conheceram a empresa na Fotografar de dois anos atrás, por exemplo, e só agora fazem álbuns.” O laboratório tem desenvolvido produtos para todos os segmentos da fotografia. No casamento tem sempre alguma moda. “Antes era álbum com capa em acrílico, agora é em tecido, madeira, couro.”

Foto: Alfa Fotobook

Fotógrafos de newborn e família principalmente renovaram a carteira do Viacolor, em Porto Alegre. “Houve uma oxigenação que vai continuar em 2018”, avisa o empresário Luciano Souza. Hoje o segmento newborn e família responde por 45% dos pedidos de álbuns, quase encostando no da fotografia social que apresenta tíquete médio maior.

Viacolor: carteira de clientes oxigenada

No Rio de Janeiro, o Up Book apresentou crescimento de 2%. “Foi motivo de comemoração, sobretudo pela situação das finanças no Estado”, diz Rogério Rezende. O laboratório conquistou novos clientes, em sua maioria da fotografia de casamento. Um fato que chama a atenção dele é a quantidade de noivas que procuram o Up Book para fazer o álbum. “Explico a elas que não atendo consumidor final e oriento-as a procurar o fotógrafo que fez a reportagem”, diz, preocupado com a grande quantidade de casamentos sem álbuns.

Up Book: crescimento de 2% em 2017 – cred. Antônio Terra

Para 2018, o Up Book quer intensificar sua presença no e-commerce de modo a atingir novos clientes de outras cidades e ampliar a carteira de fotógrafos que atuam nas recordações escolares e formaturas dos ensinos fundamental e médio, nichos que têm pouca visibilidade no mercado apesar de volumes de impressão significativos.

 

Photoalbum Universal. Mais de 50 anos de mercado e com nova fase renovada

Na Photoalbum Universal, em Batatais (SP), a carteira de clientes apresentou crescimento de 14,8% no primeiro semestre de 2017 e de 29,7% no segundo. “Mas houve redução de 4,4% no ano do tíquete médio, com clientes buscando por produtos de preços menores. A maior concentração dos álbuns foi no tamanho 30 por 30 cm; o modelo mais solicitado continua o de capa personalizada em papel fotográfico”, descreve o diretor Paulo Câmara.

Especialistas em gestão da carteira de clientes chamam atenção para alguns pontos: clientes que diminuem compras podem se tornar inativos, portanto, é necessário acompanhá-los para saber o que se passa; estimule os ‘tradicionais’ a comprar mais, ofereça um mix de produtos; a carteira de clientes está sempre em movimento, o que pede um acompanhamento detalhado do “entra e sai”; a empresa deve estar preparada para o crescimento da carteira de clientes de modo a atendê-los satisfatoriamente.

>> Imprimir para crescer

 

>> CAMERACLUB: UMA COMUNIDADE DE BENEFÍCIOS E DESCONTOS COM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS E 3 MIL MEMBROS 
Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.