Negócios 2 anos atrás | Redação

Instagram: como identificar hashtags para conseguir mais curtidas e seguidores

Post recente do blog da Vivo apresentou dicas de como ganhar popularidade com a rede social mais quente do momento

por Revista FHOX

As hashtags são uma forma dinâmica de ver como está um mercado, entender os gostos de consumidores e definir quais públicos você quer atingir. Um post recente do blog da Vivo apresentou algumas dicas interessantes que podem ajudar quem busca curtidas, abrangência e mais seguidores. O post completo está aqui: Vivo. E separamos as dicas de forma mais resumida abaixo:
Entendendo o que são hashtags: marcações que acompanham as fotos para identificar o tema ou para atrair atenção de outros usuários de uma mesma comunidade. Se busco atender grávidas: #gravidasestilosas pode ser uma boa.

 

Siga hashtags: Você pode seguir hashtags e assim saber como está a participação em determinado tema. Seguir #fotografiadecasamento pode deixar você por dentro do que outros colegas estão fazendo. Seguir #casamento (que é bem mais abrangente) vai te informar sobre um pouco de tudo o que é postado por pessoas nas festas, fornecedores e outros.

 

Como saber quais assuntos são mais comentados? Olhando a parte de busca ou usando algumas ferramentas disponíveis no mercado. Alguns sites como Keyhole, Websta e TopHashtags, entre outros, produzem rankings atualizados de hashtags. Entre os apps com o mesmo serviço, você pode escolher entre Tag It, Magnify ou Tags for Likes. Embora o divertido e mais funcional seja fazer um mapeamento e identificar quais as hashtags que mais se encaixam no seu mercado. Outra forma de descobrir é olhar o que parceiros e quem é referência vem fazendo. Mas de novo, o que funciona para os outros talvez não funcione para você. Lembre-se que essas sugestões só funcionam para quem tem Instagram aberto. Se a sua conta é privada, o uso de hashtags não faz sentido pois não aparece para ninguém (tirando seus seguidores que veem seus posts).

 

Localização: indicar um local com a função de geotag também é uma boa. Por que? Você pode escolher um bairro, uma cidade, um local específico. A vantagem é que se alguém fizer a pesquisa por localização verá sua postagem. Isso também ajuda a ganhar seguidores e gerar curtidas e reconhecimento.

 


Stories também tem hashtag. E você pode usar esse canal (que hoje é o que dá mais visibilidade no Instagram) para aparecer em destaque. E ainda dá para esconder a hashtag na parte debaixo do post caso você não queira que seja identificada ou para deixar mais a imagem mais limpa.

 

O site Administradores também publicou um post falando de outros pontos interessantes sobre o marketing com #hashtag. São eles:

1 – A criação de um projeto fotográfico, uma ação específica ou uma comunidade a partir de uma hashtag específica
2 – Ajudar a aumentar o alcance orgânico com o tema certo
3 – Estimular ou incentivar uma causa criando uma hashtag determinada. Exemplo: #casededia
4 – Mas sempre olhar para ver como está aquela hashtag e se certificar que ela é original ou se já foi usada de alguma forma.

O post do blog da Vivo traz ainda a lista das hashtags que estão bombando no mundo todo.

>> Nova turma da Escola de Negócios FHOX: Seminário Marketing 4.0

Top 20 Hashtags mais usadas:

1. #love – celebre o amor!
2. #instagood – use esta para as coisas boas da vida.
3. #photooftheday – A “foto do dia” merece essa tag.
4. #fashion – tudo que seja sobre moda cabe aqui!
5. #beautiful – a beleza, de pessoas ou lugares, é nessa tag.
6. #happy – distribua felicidade!
7. #cute – fotos fofas, aqui está a tag perfeita!
8. #tbt – fotos saudosistas vão com a tag tbt.
9. #like4like – usando essa tag, você garante que os likes cheguem.
10. #followme – tag indicando que você quer ser seguido.
11. #picoftheday – outra tag para a “foto do dia”.
12. #follow – outra tag para pedidos por novos seguidores.
13. #me – tudo sobre você!
14. #selfie – abra a camera frontal e diga “x”!
15. #summer – para curtir o verão.
16. #art – publicações envolvendo arte usam esta hashtag.
17. #instadaily – Publicações sobre o cotidiano.
18. #friends – quem não ama foto com amigos?
19. #repost – use essa hashtag quando republicar conteúdo alheio.
20. #nature – fotos da natureza e suas plantinhas!

Em tempo: a hashtag é uma criação do Twitter e revolucionou as redes sociais. Hoje se tornou uma importante ferramenta de marketing digital. Pois é uma forma de marcação diretamente relacionada com sua área de atuação e afins. Faça bom uso e bom proveito delas.

>> CAMERACLUB: BENEFÍCIOS E DESCONTOS EM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS EM UMA COMUNIDADE COM MAIS DE 4 MIL MEMBROS 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.