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Cinco conselhos de Instagram, pelo Instagram

Separamos cinco recomendações que podem fazer a diferença no seu sucesso nas redes sociais

por Revista FHOX

Falar do sucesso atual do Instagram hoje em dia é, como dizem, “chover no molhado. Crescendo cada vez mais anualmente, os números impressionam. De acordo com o Facebook, dono da rede, são publicados cerca de 500 milhões de Stories por mês. São 1 bilhão de usuários mensalmente na plataforma! E nossa equipe teve a oportunidade de participar de um treinamento exclusivo na sede da rede social, aqui em São Paulo.

Como usar essa ferramenta tão poderosa da maneira correta, sem ficar patinando no mesmo lugar? Esse é uma das grandes chaves para ter uma participação relevante na internet e fazer seu produto e/ou serviço alcançar as pessoas. Confira então algumas das recomendações que nossa equipe pegou, direto do Instagram.

Thalita Monte Santo

Saiba “quem é você” nas redes sociais?

A pergunta pode parecer meio estranha, mas ter a resposta é o que vai pautar o que você vai ou não fazer nas redes sociais. Ao começar em uma rede social para fins comerciais, é preciso que você tenha bem claro o que você tem para entregar e aonde você quer chegar com isso. O que você pode oferecer que será relevante para as pessoas que você quer atingir? Claro que mudanças no planejamento são comuns e até esperadas, mas é vital manter sua essência intacta. Se você não souber quem é você, imagina aqueles que ainda não te conhecem.

Aproveite a plataforma

No caso do Instagram, existem quatro maneiras possíveis de divulgar conteúdos: feed, stories, transmissões ao vivo e o IGTV. Cada uma com suas particularidades, mas todas com potencial para que você chegue mais perto do seu público. O segredo é saber usá-las ao seu favor: um making-off de uma sessão de fotos, uma live com uma festa de formatura, ou alguns vídeos mostrando um produto novo com mais detalhes. Pense que você oferece e quais as maneiras de conversar com o público que você quer atingir.

O bom pode ser inimigo do ótimo

Algumas vezes, com o foco de querer entregar algo perfeito, podemos acabar perdendo algumas boas chances. Claro que é importante pensarmos na qualidade, especialmente para falar de nosso trabalho. Mas pensar demais pode atrasar um pouco nossos planos. Dê a cara a tapa e faça seus conteúdos. Não é necessário sempre uma superprodução ou aguardar um grande evento para fazer algo. Comece pelo simples e, acima de tudo, faça. Com o tempo e com um entendimento melhor do cenário, você mesmo vai saber o que funciona ou não nas suas redes e focar ainda mais do que funciona.

Gente gosta de gente

De maneira geral, pessoas preferem interagir com outras pessoas ao invés de um perfil de marca ou uma figura não-humana. Por isso é um movimento interessante dar uma “cara” ao seu negócio. Mostrar quem está por traz da empresa ajuda a gerar laços mais estreitos com os consumidores. Para quem trabalha sozinho como fotógrafos, isso pode ser um pouco mais natural, afinal eles são sua própria marca, mas para empresas pode acabar passando batido.

Interação

Algo importante para ter uma boa presença no Instagram é, literalmente, dar às pessoas algo para fazerem. Criar enquetes, pedir a opinião dos seus seguidores e até pequenos joguinhos são boas opções para atrair seus seguidores, e melhorar o engajamento com a sua marca. Mas não se limite a isso, pense em formas criativas, seja em stories, lives ou mesmo no feed. No final das contas, o que vale é essa troca entre as partes.

Aproveitando essa parte, use com frequência o recurso de geo localização do aplicativo. Sempre taguei o local que você está trabalhando, isso irá ajudar as pessoas a te encontrarem com mais facilidade. Pesquisando as fotos de um buffet, por exemplo.