Indústria 2 anos atrás | Redação

Nikon vai fechar fábrica na China

Conselho de administração da marca comunicou a decisão hoje. "Culpa dos smartphones" segundo a Nikon

por Revista FHOX

Nikon-1-Wuxi-640x360

A planta que será fechada na China emprega 2300 trabalhadores e produz câmeras compactas e lentes para reflex. A fábrica fica na cidade Wuxi City, Jiangsu. O comunicado oficial da Nikon diz que a culpa do avanço dos smartphones e a forte queda nas vendas de compactas digitais.

Veja um trecho do comunicado:
Nos últimos anos, devido ao aumento dos smartphones, o mercado de câmeras digitais compactas caiu rapidamente, levando a uma diminuição significativa na taxa de operação e criando um ambiente comercial difícil. Nesse contexto, a empresa realizou rodadas de revisões e discussões detalhadas sobre as medidas globais de otimização da estrutura de fabricação indicadas no plano de reestruturação da empresa anunciado pela Companhia em novembro de 2016. A companhia decidiu interromper as operações dessa planta. 

topelement
A fabricante disse ainda que as despesas relacionadas ao fechamento da fábrica terá um custo de 62 milhões de dólares. O mercado chinês também continua  importante para a marca. Embora a notícia seja ruim, a Nikon segue investindo em novos equipamentos. Lançou recentemente a full frame D850 e oficializou que vai lançar um equipameto mirrorless full frame.

Atualização: diversos leitores comentaram que a fábrica é apenas uma das plantas em funcionamento. O que é verdade. A marca conta com outra fábrica no mercado chinês. Outro detalhe, muitos se surpreenderam que a marca ainda fabricava compactas. Vale lembrar que vários países ainda consomem esse tipo de câmeras mais simples. Voltado para o consumo de baixa renda de quem não consegue pagar nem plano pré-pago para smartphone. Ressaltar a transparência da empresa no assunto também é válido. Já que a Nikon é que divulgou a informação. A Nikon está passando por uma reestruturação e esses movimentos de cortes e ajustes são necessários para a modernização e evolução da marca. 

>> D850: a nova full frame da Nikon