Indústria 2 anos atrás | Leo Saldanha

Duas notícias importantes sobre o mercado de câmeras

A Nikon retoma bons resultados nos Estados Unidos e uma previsão surpreendente sobre as mirrorless

por Revista FHOX

A primeira notícia é sobre a Nikon. A marca diz ter alcançado a liderança nas vendas de câmeras full frame no mercado norte-americano em dezembro passado. Não é pouca coisa por dois motivos: primeiro porque os Estados Unidos representam um dos maiores mercados do mundo. Segundo porque a marca tinha perdido o posto para a Sony na categoria full frame no ano passado. Contudo, trata-se de um período curto de apenas um mês e é cedo para a Nikon poder respirar aliviada depois de tantas notícias ruins em 2017 (tanto no Brasil quanto lá fora). O que puxou esse resultado positivo? As fortes vendas da Nikon D850 e a D750. A notícia vale tanto para receita como em participação entre as marcas. O que ajudou também foi o fato de ser um período forte de compras de fim de ano (Natal).

>> O mercado de câmeras no Japão

A outra notícia traz uma previsão um tanto polêmica. O site ePhotozine publicou uma matéria com uma projeção de Tom Hogan (dono do site Samsmirror.com) dizendo que as vendas de câmeras sem espelho serão iguais as DSLR em 2020. Mas calma, isso não quer dizer que a Canon e Nikon ficarão de fora desse mercado. Na verdade é o contrário. Como o sucesso das vendas da Sony, Fujifilm e outras marcas, a Canon e Nikon devem lançar cada vez mais modelos mirrorless e a participação das duas só vai crescer na categoria. Faz sentido, basta lembrar que a Canon lançou modelos recentes mirrorless e a Nikon promete uma full frame sem espelho ainda para esse ano. Segundo Hogan, as duas marcas (e as outras também) vão anunciar mais modelos a partir de 2019 e isso terá o impacto direto em vendas, unidades e faturamento. Agora só resta esperar para ver o que vai acontecer nas vendas mundiais de câmeras. A indicação de aquecimento nas vendas de mirrorless nos últimos dois anos só comprova a força desse tipo de câmera com fotógrafos do mundo inteiro.

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.