Indústria 2 anos atrás | Leo Saldanha

A nova polêmica da Nikon

Marca foi acusada de machista depois de ação promocional sem nenhuma mulher

por Revista FHOX

nikon-d850-men

O caso repercutiu na última semana. A empresa chamou 32 fotógrafos para testar a nova câmera D850. O que pegou mal é que nenhuma fotógrafa foi convidada para a ação. Sites com grande audiência como Petapixel, DPreview e Fstoppers deram a notícia aumentando a repercussão negativa. O respeitado jornal britânico The Independent também destacou o fato.

nikonasia3

Segundo as publicações internacionais escolha do time foi feita pela divisão asiática da Nikon. Os fotógrafos convidados clicaram regiões populosas de vários países. Todos usaram o novo reflex full frame premium além de mostraram os usos da dslr em casamentos, natureza, na rua e em cenas esportiva. Nas redes sociais as críticas foram variadas. Gente pedindo para que a Nikon repita o teste com um time de fotógrafas. E muitos alertaram que existem fotógrafas talentosas que poderiam estar no grupo.

1200

A Nikon Ásia respondeu no Twitter: “Obrigado por compartilhar seus pensamentos conosco. Agradecemos o apoio da nossa comunidade de fotografia pedindo a participação das fotógrafas. Infelizmente, as fotógrafas que tínhamos convidado para esse encontro não puderam comparecer, e reconhecemos que não focamos bastante nesta área” diz o comunicado. Os posts da marca nas redes sociais tiveram muitas críticas… como essa abaixo no Instagram.

Polêmicas à parte, o lançamento segue com tudo em avaliações favoráveis nos primeiros testes.