Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Fotografia: paixão de pai para filhas

fundador-enio-ringo
Enio Durval Pereira em seu ambiente de trabalho, na década de 60: de fotodocumento a reportagens

Marina, da Ringo Photo, não estranha quando uma pessoa em um primeiro contato comercial supõe que seu sobrenome seja Ringo. Ela logo vai explicando: “Meu pai, Enio Durval Pereira, quando abriu o seu estúdio em Assis, no interior paulista, gostou do nome do antigo estabelecimento que era uma lanchonete chamada Ringo”. Isso foi em 1962. Era um espaço de 70 metros quadrados onde ele trabalhava sozinho, fazendo fotodocumento durante o dia e à noite e fins de semana fotografava casamentos, batizados, primeira comunhão e até bailes de carnaval. Morava no próprio local para otimizar o tempo.

Marina-ringo-e-marinela-ringo
Marina e Marinela Ringo. A nova geração no negócio.

Em 1989, ele transferiu seu endereço comercial para São José do Rio Preto, a 260 quilômetros de Assis. Hoje a Ringo Photo é referência para aqueles que demandam algum serviço de fotografia na cidade. Pode ser uma sessão de estúdio, revelação de fotos, fotoprodutos e serviços profissionais. “Há dois anos temos molduraria também, graças à parceria de representante exclusivo da Moldurarte”, diz Marina, uma das filhas do fundador da loja, contando que o pai, agora, passa a maior parte do tempo em pescarias. “E é bom pescador”, brinca. Ela divide a administração da loja com a irmã Marinela.

equipe-ringo
Equipe da Ringo Photo é avaliada por pesquisa de satisfação do cliente

Consultor – Uma força que a Ringo Photo não dispensa na gestão é a do Sebrae. “Ajuda a identificar e otimizar pontos significativos nas áreas de marketing, comunicação e planejamento”, elenca Marina, que é formada em administração de empresas e desde os 14 anos de idade está envolvida no dia a dia da loja. “Minha grande paixão é a fotografia; faço vários cursos e participo de palestras que englobam temas como administração, liderança e fotografia”, completa.

IMG_1448
Recém-nascidos e bebês são os maiores frequentadores do estúdio

Em sua visão, é muito importante olhar a empresa como um todo, para fazer e executar um bom planejamento. Outra característica do empreendedor é ter foco e atenção em pessoas, cliente interno e externo; além de fazer a parte financeira da empresa com muito cuidado e com o máximo de informação possível, para a tomada de decisões mais assertivas.

Ringo Photo por números:

Funcionários:

1962 – 1

2017 – 18

Instalações:

1962 – 70 m²

2017 – 450 m²

Estúdio:

1962 – sem registro

2017 – 250 sessões por mês

 

Meus orgulhos:

“Ser referência em qualidade fotográfica tanto na loja como no estúdio em Rio Preto e região. Esse reconhecimento é a consequência de muito trabalho e dedicação de todos que englobam a empresa”

“Ter um atendimento diferenciado. Investimos sempre em treinamento da equipe. Nosso cliente é bem exigente”

“Temos um feedback superpositivo de nossos clientes nas pesquisas de satisfação pós-venda em que o cliente avalia atendimento, infraestrutura, produto final, entre outros”