Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Fotografia Gastronômica: por que algumas imagens dão água na boca?

Créditos:IStock

Se você quer melhorar o marketing digital do seu negócio ou só dar uma repaginada no seu feed, separamos algumas dicas de como deixar suas refeições mais atrativas! 

Em 10 minutos nas redes sociais você certamente irá esbarrar em imagens do brunch daquela amiga, o almoço de domingo da sua tia e no café da tarde da sua mãe, afinal, hoje em dia todo mundo adora postar fotos dos alimentos que saborearam. 

Embora as imagens de refeições possam parecer besteiras para algumas pessoas, elas podem ser muito importantes para pessoas que gostam de fazer reviews de restaurantes, têm algum negócio de venda de produtos alimentícios ou simplesmente para pessoas que gostam de registrar bem todos os momentos. 

Antes de começar sua carreira de influencer gastronômico, lembre-se que cada alimento tem um comportamento. A pizza por exemplo tem um tempo limitado para clicar e pegar o efeito do queijo derretido, para dar aquela vontade de consumo nos seus seguidores ou consumidores. Apesar de cada alimento ter um comportamento, o ideal é que sejam fotografados frescos e antes de você dar a primeira bocada! 

Se você busca fotografar alimentos para melhorar o marketing digital do seu negócio, fique atento nessa dica de fotógrafos especialistas em alimentação: na hora de fotografar um alimento fresco ou uma garrafa de bebida gelada use um borrifador de glicerina líquida. Esse é um tipo de óleo que é vendido em farmácia, que não escorre ou evapora como a água; criando essa ideia de fresco e suculento, gerando vontade de consumir o produto à todos que olham a imagem.

Independentemente de ter um negócio ou só querer fotos bonitas para as suas redes sociais, as dicas listadas a seguir serão muito úteis para atingir o seu objetivo. Não é preciso ter uma câmera e muitas lentes para fazer com que essas dicas funcionem. Um bom celular, como os últimos lançamentos de iPhone, podem criar fotos profissionais que não devem nada à fotografias de revistas especializadas! 

Iluminação

Não é preciso comprar equipamentos de iluminação artificial para boas fotos, mesmo se você quer dar um ar mais profissional. Basta levar seus pratos para um lugar aberto e tirar a foto no meio do dia para aproveitar a luz natural. Evite usar luzes fortes ou flashes diretos.

Composição

Na hora de fotografar esteja bem atento aos detalhes e seja crítico ao cenário que está sendo fotografado. Escolha uma louça bonita e lembre-se que o fundo da foto também irá contribuir para favorecer o alimento em destaque. A forma que a comida será empratada também faz uma grande diferença. Uma bela apresentação é garantia de abrir o apetite de qualquer seguidor.

Edição 

Se quiser, depois das fotos você pode fazer algumas alterações pontuais, como a saturação das cores para deixar o prato mais atrativo. É possível fazer isso em qualquer aplicativo de edição de fotos para celulares, mas hoje em dia existem aplicativos apenas para edições de fotos de comida, como o Foodie.