Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


Fotografia de imóveis: como destacar as qualidades de uma residência

(Crédito: iStock)

Novo nicho dentro da fotografia ganha destaque e garante novas oportunidades no mercado de trabalho

Na área de fotografia existem diversos nichos nos quais os profissionais podem se especializar, como ensaios para produção de moda, eventos e campanhas publicitárias focados em vendas de objetos e alimentos. Mas um nicho que cresce no mercado é a fotografia de imóveis, e, para profissionais que têm interesse em crescer e dominar mais um segmento no ramo, é importante obter uma especialização. Até porque ainda não se tem muitos concorrentes nesse nicho, então seria uma forma de se destacar no mercado.

Para a venda ou o aluguel de um imóvel, é indispensável uma boa fotografia; afinal, faz com que se destaque perante os concorrentes e gere maior interesse para as pessoas que querem comprar ou alugar um imóvel. Uma foto em alta qualidade, com bom ângulo e ótima iluminação, garante boa impressão e demonstra o cuidado que o proprietário tem com o imóvel ofertado.

A primeira dica para garantir uma boa fotografia é se atentar à luminosidade do local – é um detalhe fundamental. O fotógrafo pode observar e aproveitar o horário que se tem luz natural dentro de um imóvel para tirar a foto, pois as pessoas interessadas em alugar ou comprar um imóvel necessitam dessa informação. Mas também é interessante acender as luzes do ambiente para mostrar aos clientes como é a iluminação interna do local.

 (Crédito: iStock)

O ângulo e a proporção da foto são fatores importantes. Fotógrafos especializados no assunto relatam que a melhor forma é sempre manter a câmera em posição vertical e reta, mantendo as linhas do cômodo paralelamente alinhadas. Para melhor estabilidade, recomenda-se a utilização de um tripé, para dar maior estabilidade na hora da foto. Decorar o ambiente com objetos é uma forma interessante para obter a proporção do imóvel, além de proporcionar um ambiente agradável aos olhos do futuro proprietário. 

Fotografar todos os detalhes de um imóvel é interessante para atrair o cliente, como, por exemplo, tirar fotos mostrando a textura das paredes, o piso laminado, os móveis sofisticados e o teto trabalhado. 

A organização do ambiente é fundamental para se obter uma boa foto, e os cômodos devem estar limpos e arrumados. Também é interessante utilizar objetos para criar um ambiente agradável e bonito, transmitindo para o local uma sensação de paz e leveza. Para finalizar e dar um bom acabamento em uma foto, é necessário editá-la. Existem softwares gratuitos no mercado que o fotógrafo pode utilizar para editar suas fotos.

A fotografia de imóveis tem diversos propósitos, e um deles é focar na venda e no aluguel das residências, mas também pode ter o foco para fins artísticos, como exposições e vendas de quadros.