Negócios 3 anos atrás | Regina Sinibaldi

A ‘fotografia de colégio’ no centro dos negócios

Empresa paraguaia desenvolve nicho inspirada na experiência brasileira

por Revista FHOX
Fotos Nancy Arteaga

                

A proximidade de Ciudad del Este a Foz do Iguaçu é uma das pontes que o estúdio Flash Vip utiliza para acompanhar a foto de formatura do ensino médio no Brasil. À frente do espaço está a peruana Nancy Arteaga. Formada em marketing, ela atua na fotografia profissional desde 2008, mas nos últimos três anos elegeu a “fotografia de colégio”, como ela chama. “Estamos desenvolvendo esse nicho na cidade e a resposta tem sido boa; a fotografia no Paraguai vem crescendo”, diz com entusiasmo.

Tamanha sede por conhecer a foto de formatura brasileira de perto levou-a a se inscrever no próximo Fórum Brasileiro das Empresas de Formatura (dias 4 e 5 de abril). No Paraguai, ela costuma frequentar workshops da fotografia de casamento para buscar ideias e adaptá-las às suas coberturas de colégios.

O álbum da Flash Vip é composto por três ou quatro eventos do último ano da turma, coroado com a formatura. “Começamos por registrar o primeiro dia de aula da turma; daí há mais dois ou três eventos durante o ano letivo; no final, o ensaio no próprio colégio, a cerimônia de colação de grau e a festa final”, descreve Nancy. Além do álbum de fotografias, o pacote inclui a reportagem de vídeo.

Nancy tem parceria com o laboratório Hival Film, local, e o brasileiro Foz Color para as impressões fotográficas. Sua equipe é formada por seis pessoas. “Mas no fim do ano ela dobra de tamanho, isso porque as formaturas aqui acontecem somente em dezembro”, explica. No comecinho, ela lembra, chegou a trabalhar com alguns profissionais brasileiros, quando o mercado local ainda carecia de mão de obra especializada.

>> Memória afetiva: da escola para a casa

Em sua visão, o importante no dia a dia é ter muita dedicação ao trabalho, pois à medida em que se desenvolve os retornos aparecem. “E também ajudar outros fotógrafos, porque assim o mercado poderá crescer mais. Vejo profissionais que não acreditam muito na foto de colégio, mas o fato é que se espalha por todo o país.”

>> CAMERACLUB: UMA COMUNIDADE DE BENEFÍCIOS E DESCONTOS COM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS E 3 MIL MEMBROS 
Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.