Fotocabines 5 meses atrás | Redação

Software para fotocabine e tendências

Quais serão os próximos passos para os softwares de cabines

por Revista FHOX

Texto por Rodrigo Barbosa, CEO do Fottorama, startup especializado em software para o mercado de fotocabine.

Há seis anos surgia a primeira versão do software Fottorama. Naquela época, víamos como tendência a integração do mundo real com o mundo virtual das redes sociais. A foto era capturada e, instantaneamente, enviada para o Facebook. E o que aprendemos com isso? Que no fundo o maior valor estava no registro impresso daquele momento.

Por isso, optamos por focar no desenvolvimento de nossos produtos. Paralelamente, estudávamos com cuidado futuras promessas. Para testar sucessivas versões do software, chegamos a ter 12 totens e operamos em quase mil eventos ao longo de três anos, quando, então, voltamos exclusivamente ao que sabíamos fazer de melhor.

Estudamos tanto tendências de funcionalidades como de modelos de negócio. Em relação aos modelos, optamos por seguir os movimentos de empresas de software de outros segmentos: cobrança por uso, incluindo suporte diferenciado e atualizações.

Nesse sentido, temos como obstáculo concorrentes que cobram alto numa primeira venda, não oferecem suporte (quando oferecem ele é ineficiente) e, após um tempo, passam a cobrar por versões novas do sistema. Outro problema é o uso de software pirata ou crackeado.

fotocabinedoomu / Shutterstock

Empresas como Microsoft, Adobe e outras tantas já cobram dessa maneira por seus sistemas e, no mercado de fotocabine e fotografia, as startups mais jovens e inovadoras também seguem o mesmo rumo.

Clientes que prezam por manter atualizados seus equipamentos fazem questão de uma política de backup eficiente. Colocando na ponta do lápis, o investimento acaba sendo similar, mas as vantagens de um relacionamento cliente-empresa como esse vão além.

Com relação às tendências de funcionalidades, observamos o rápido crescimento do uso de estruturas em formato de espelhos mágicos e do oferecimento do serviço de impressão via hashtag do Instagram. Apostando mais uma vez contra a concorrência, optamos por integrar todas essas possibilidades num único e simples sistema.

Agora, enxergamos como próximos passos a disponibilização da tecnologia em plataformas móveis. Esta, talvez, a grande tendência para 2019.

Nos dias 30 e 31 de julho acontece em São Paulo o Cabine PhotoShow 2019. Evento voltado para fotocabines e fotografia de eventos. Confira mais clicando aqui!