Fotocabines 3 meses atrás | Flávio A. Priori

Pedro Augusto Cruz, da Snapbox: A revolução dos iPad Booths

Empresa do Rio Grande do Sul aposta nos aparelhos da Apple para inovar no mercado de cabine

por Revista FHOX

Sediada em Porto Alegre e com atuação em todo o Brasil, a Snapbox se destaca no segmento de cabines por sua atuação com iPads. De acordo com o proprietário Pedro Augusto Cruz, a empresa foi a primeira a adotar totens com o equipamento da Apple em território nacional e talvez uma das primeiras a usar somente esse tipo de produto, deixando de lado webcams e câmeras convencionais.

Cruz começou no mercado de cabines em 2014, fundando a Snapbox no ano seguinte. Desde então o retorno dos clientes ao seu trabalho vêm sendo bastante positivo. Fato esse que ele atribui à flexibilidade e mobilidade da empresa.

SNAPBOX

Um caso específico foi determinante para que a Snapbox adotasse exclusivamente os iPads. Cruz nos contou sobre uma ação feita em comemoração do centenário da empresa Atlas Schindler. “Pudemos passar por mais de 14 sedes da empresa em todo o Brasil. Isso nos mostrou a importância de se ter uma logística facilitada, em função de termos um equipamento compacto, Muitos dos trajetos tiveram que ser feitos de avião por conta das distâncias. A partir desse momento focamos nosso trabalho somente em iPad Booths e Totens com iPad.

Pedro Cruz lembra de seu primeiro totem na Snapbox, que possuía mais de 40 kg, e só podia ser transportando um por vez. Com os iPads Booths chega a carregar seis totens em um carro, para serem montados em diferentes locais. “Atualmente chegamos num formato que cada atendente passa em nossa base, retira um equipamento e atende a diversos eventos consecutivos. Isso nos permitiu crescer muito em volume de negócios”.

ImaGen

Mas o empresário não se limita apenas a uma única frente de batalha. Ele também é responsável pelo ImaGen, primeiro aplicativo feito totalmente no Brasil para controle de totens equipados com iPads.

“A partir de 2016 quando começamos a trabalhar com totens com iPads, sentimos a necessidade de ter uma solução mais adequada ao mercado brasileiro. Assim surgiu o ImaGen, junção das palavras “Image” e “Generator”. É um aplicativo gerador de imagens para iPads, no qual priorizamos as funções mais usadas: fotos no formato tradicional (10x15cm) e tirinha (05x15cm), além das interações voltadas para compartilhamento Gif’s, Boomerang’s e Short Videos”.

SNAPBOX
Totem da B2Go

 

O ImaGen terá seu lançamento oficial durante o Cabine Photoshow 2019, em conjunto com o totem B2Go, o qual Cruz explica: “É um equipamento que veio para suprir a falta de uma estrutura de qualidade superior para IPad. Fabricado em aço carbono, oferece design, resistência e facilidade no manuseio, além de pesar apenas 14kg”.

No desenvolvimento do projeto, a Snapbox pensou nas necessidades do mercado nacional, levando dois conceitos em mente: funcionalidades avançadas em relação aos softwares tradicionais e facilidade no gerenciamento e programação de eventos. É possível realizar todos os procedimentos principais em um único computador e depois abrir o sistema em outros dispositivos através de QR Code ou Tokens específicos de cada cliente. Com esse sistema, os operadores só tem acesso ao evento que está sendo realizado, minimizando erros de operação.

SNAPBOX

 

“Usando o ImagGen, você poderá realizar a programação via site e a autenticação de cada evento individualmente em cada iPad. Isso permite às empresas ter logísticas mais eficientes, além de facilitar o atendimento de vários eventos simultaneamente, já que você pode agendá-los para datas futuras”.

Com o lançamento de ImaGen e a entrada dos Ipad Booths, como o B2Go e outros equipamentos de outros fabricantes, o Brasil se equipara ao principal mercado de PhotoBooth do mundo, os EUA, segundo Cruz. “Lá os iPad Booths e aplicativos por assinatura recorrente para o segmento dominaram o mercado rapidamente, como visto nas últimas edições da PBX (Photo Booth Expo, em Las Vegas), desde 2016”.

Momento Promissor

Pedro Augusto Cruz vê o futuro com bons olhos o futuro das fotocabines. Ele diz que o mercado nacional cresceu exponencialmente nos últimos anos com a descoberta de novos nichos e possibilidades e que os próximos anos devem ser promissores.

“Estamos inovando ao colocar no mercado um conjunto de Totem para iPad e App para a plataforma iOS, focada no consumidor brasileiro. Apresentamos uma relação de custo X benefício extremamente interessante para quem já trabalha no mercado e também para novas empresas”. O empresário completa: “O investimento em novas tecnologias é primordial para o mercado, e será a diferenciação nos próximos anos, entre as empresas sérias do mercado”.

O empresário diz que o momento atual é de mudança e o aparecimento de eventos como o Cabine PhotoShow, que nasceu em 2018, confirma a tendência de crescimento do segmento.

“A nossa expectativa para o Cabine Photo Show 2019 é muito grande, tendo em vista ser a principal feira do segmento na América Latina. Apesar de estar apenas em sua segunda edição, já é uma referência para o mercado, se colocando como grande palco da apresentação de novos produtos. Além da possibilidade de testar equipamentos no próprio evento”.

Pedro Augusto Cruz finaliza “O ImaGen com certeza trará uma mudança de cultura no mercado nacional. Será o ponto de rompimento com as tradicionais cabines, trazendo novas possibilidades para o negócio de Foto Cabines ou Totens”.